10 histórias dos 25 anos anos da Ultramen

24/11/2016

Powered by WP Bannerize

Lidy Araujo

Por: Lidy Araujo

Fotos: Divulgação

24/11/2016

1 – A Ultramen acaba de lançar o DVD Máquina do Tempo, que traz 25 faixas gravadas em um show realizado no Opinião, em Porto Alegre, em 2008. Foi o último show antes do anúncio de que a banda estaria encerrando as atividades por tempo indeterminado. A volta rolou cinco anos depois.

2 – Máquina do Tempo faz um passeio pelos quatro álbuns da banda: Ultramen (1998), Olelê (2000), O Incrível Caso da Música que Encolheu e Outras Histórias (2002) e Capa Preta (2006).

3 – O DVD/CD ainda traz uma faixa inédita, “Robot Baby”.

Achou meio Daft Punk? Então, ouve o Zapp, a verdadeira inspiração pra essa música.

4 – O primeiro show da tour Máquina do Tempo rolou na Argentina, mas o lançamento oficial é hoje, 24/11, no mesmo local onde ele foi gravado, o Opinião, em Porto Alegre (saiba mais aqui).

Pôster criado pelo designer Leo Lage

Pôster criado pelo designer Leo Lage

5 – O lançamento de Máquina do Tempo também marca os 25 anos da Ultramen, que já começou causando. Em seu primeiro show, em 1991, às margens do Guaíba, em Porto Alegre, a produção desligou o som na terceira música. Motivo: stage dive excessivo da plateia.

Este não foi o primeiro show da banda, mas também é das antigas

Este não foi o primeiro show da banda, mas também é das antigas

6 – A Ultramen é do tempo em que as fitas demo eram tipo a internet. Foi através delas que a banda conquistou o país, realizando shows em diversos estados. A primeira, sem título, foi gravada em 1993, e depois ainda vieram várias outras. Raridades desde aquela época, as fitinhas foram amplamente pirateadas. Uma dessas relíquias é esta da foto, cujo dono é Buiu Rodrigues, parceiro da banda, que participa da música “Esse É o Meu Compromisso”.

7 – A banda também é do tempo em que mandar nudes ainda não era moda, e foi com esta foto que a Ultramen apareceu pela primeira vez num jornal de grande circulação, o Zero Hora. A imagem é de 1994 e faz parte do arquivo do jornalista Juarez Fonseca.

8 – Ousar, aliás, nunca foi um problema para a banda, como é possível perceber pelo som, uma mistura de diversos estilos. Experimentar, é isso que a banda gosta e sabe fazer muito bem. O álbum Olelê é prova disso. Tem rock, metal, rap, vanerão, samba, reggae, funk… Não é à toa que é o disco mais aclamado da Ultramen. Dele, saíram clássicos como “Dívida”, “General” e “Peleia”. A versão em vinil deste trabalho é uma raridade.

9 – A propósito, foi na época do Olelê que a banda bateu seu recorde em cima do palco: 5 horas! O show rolou na Guarda do Embaú, em Santa Catarina, no ano de 2000.

10 – O show de hoje, no Opinião, será mais curto, claro. A gente foi no ensaio e mostrou, com exclusividade no nosso Instagram Stories, o possível set list da apresentação. Pelos nossos cálculos, serão umas duas horas, em que todo mundo vai dançar, como a própria banda promete.

Tags:, , , , , , , , , ,

24/11/2016

Lidy Araujo é uma grande mulher. Porém, louca.
Lidy Araujo

Lidy Araujo