70 anos de Debbie Harry | Não sou esse tipo de garota

01/07/2015

Powered by WP Bannerize

Paula Moizes

Por: Paula Moizes

Fotos: Divulgação

01/07/2015

Ao lado de nomes como Janis Joplin, Patti Smith e Joan Jett, a promíscua Debbie Harry nos mostrou o impacto de uma mulher empoderada no palco, líder de sua própria música e corpo. A vocalista do Blondie completa 70 anos hoje de muito sex appeal e rebeldia que abriram caminho para que outras artistas pudessem surgir.

De secretária da rádio BBC em Nova Iorque, garçonete e coelhinha da Playboy a referência na música, Debbie é uma grande precursora. Quando começou, o Blondie podia ser uma banda essencialmente de punk rock e new wave, mas não por isso eles deixavam de experimentar com outras sonoridades. O clipe de “Rapture”, por exemplo, é dito por muitos como “o primeiro rap a ser transmitido pela MTV”. “The Tide is High”, o grande hit e primeiro single do disco Autoamerican (1980), é um cover de uma música jamaicana dos anos 60.

*

Sem falar que Debbie já via algo poderosamente subversivo em uma mulher de macacão de prisioneira muito antes do sucesso da série de TV norte-americana Orange is the New Black.

Além de estourar nos anos 70 e 80 com o Blondie, a aniversariante do dia também lançou cinco discos solo, o último foi Necessary Evil (2007). Seu trabalho atual é com o Blondie: o disco Ghost of Download estreou no ano passado.

Aos 70 anos, Debbie Harry é uma feminista convicta. Sua presença de palco sempre mostrou uma mulher que está no controle da situação. O protagonismo feminino é uma de suas lutas. Em 1980, ela se reuniu em um quarto de hotel em Londres com as mulheres mais fortes do punk rock da época: Chrissie Hynde, Siouxsie Sioux, Viv Albertine, Pauline Black e Poly Styrene. Kate Bush também foi convidada, mas não pode ir.

Debbie, Albertine, Sioux, Black, Styrene e Hynde em 1980

Debbie, Albertine, Sioux, Black, Styrene e Hynde em 1980

Até a rainha do pop Madonna já foi inspirada pela força e autonomia de Debbie Harry. Não há como contestar sua influência. Ouça a playlist abaixo para comemorar os 70 anos da platinada:

Tags:, ,

01/07/2015

InfinitA
Paula Moizes

Paula Moizes