Saiu do forno: veja novo doc sobre a influência da MTV no Brasil

04/05/2017

Powered by WP Bannerize

Carolina Santos

Por: Carolina Santos

Fotos: Reprodução

04/05/2017

A primeira emissora de televisão aberta no Brasil a investir em comunicação horizontal com o público jovem influenciou intensamente a formação musical, cultural e social dos anos 90 e 2000 no país, e é isto que o documentário A Imagem da Música – Os anos de influência da MTV Brasil quer mostrar. Ou relembrar, aos que viveram essa época.

Lançado agora no YouTube, o filme reúne depoimentos de VJs e músicos de diversas gerações falando sobre os bastidores do primeiro canal a exibir uma programação inteira com foco em música. Mesmo sem acesso à imagens oficiais de arquivo, sob a direção de Lucas Tomaz Neves, a Crua Produções realizou um bom trabalho com o que encontrou na internet.

Pra quem não sabe, a MTV Brasil foi a segunda filial da gringa MTV e a primeira com sinal aberto, sendo bem menos quadrada que suas irmãs. Nos seus 23 anos de transmissão aberta, abusou da experimentação, gerou visibilidade e credibilidade para bandas iniciantes de diversos segmentos e deu um banho de referências internacionais que chegavam até então muito tímidas no país.

Formatos de programas como Top 10 e Disk MTV, que exibiam apenas videoclipes em rede nacional, marcaram gerações. O selo Acústico MTV e a premiação VMB, ou Video Music Brasil, que ocorreu de 1995 a 2012, são memoráveis por terem lançado muitos artistas que talvez, sem o canal, não teriam chegado aos nossos ouvidos. Claro, programas como Rock Gol e Hermes e Renato, que não falavam necessariamente sobre música, também fizeram história.

A VJ Astrid Fontenelle, que iniciou a transmissão da programação no dia 20 de outubro de 1990, também foi responsável por a apresentar o fim da exibição no dia 30 de setembro de 2013. O canal que sempre pertenceu à internacional Viacom foi substituído por um canal via cabo com formato bem diferente.

Será que o canal teria sobrevivido com a ascensão do streaming, YouTube e canais semelhantes?

Assista ao documentário para conferir queridões como Thunderbird, Gaía Passarelli e Chuck Hipolitho falando mais sobre o canal e mergulhar ainda mais no saudosismo:

Tags:, , , ,

04/05/2017

Social Media e frequentadora assídua do Twitter (@caroldeverdade).
Carolina Santos

Carolina Santos