#BQVNC | O caldeirão fosforescente do My Magical Glowing Lens

09/06/2015

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Thais Carletti

09/06/2015

“Schizophrenic mystical psychedelic prog noise rock” é a descrição que o ouvinte incauto encontra ao se deparar com a página do Facebook da My Magical Glowing Lens, carinhosamente apelidada de MMGL.

A banda de Vitória é um projeto capitaneado por Gabriela Deptulski, uma “poliglota instrumental” que ama viajar pelas melodias. Até 2015, o My Magical Glowing Lens era formado só por ela, que se apresentava com uma guitarra e um notebook no palco. Gravou seu primeiro EP sozinha, assumindo a guitarra, baixo, bateria, vocal e programações digitais.

*

– Isso foi mais de uma necessidade do que uma vontade. Na época (final de 2013,) não estava dando certo montar uma banda, não sei o porquê, daí resolvi gravar tudo sozinha. Foi completamente visceral o processo, acabei entrando de cabeça, de modo que até mesmo perdi o limite entre o MMGL e a “realidade”: eu ia gravando as músicas e acreditava que eu estava transformando o mundo com elas. Foi quase uma esquizofrenia, eu só conseguia olhar o mundo através dessa lente. Eu tentava achar os timbres, camadas e movimentos estéreos perfeitos que fizessem o som do MMGL levar todo mundo que entrasse em contato para esse mundo onírico e místico de progressão infinita e desprendimento que é o olhar através da lente. Eu tentava obter um resultado que nos transportasse do mero som para algo realmente espacial, ou seja: obter um tipo de música que lhe faria ouvir sons de modo que você criasse imagens, sensações, etc; músicas que fariam sentir os sons como um mundo mesmo, um mundo real, e não apenas como coisas que existem dentro da sua cabeça. Na parte menos filosófica e mais técnica do processo de gravação, foi tudo muito experimental, nunca faço as guias das músicas, só vou gravando e construindo a música a partir daquilo que já fiz, numa progressão que caminha dentro das possibilidades que se abrem a partir do que já está pronto. Então, a experiência de gravação é absurdamente caótica e desordenada. O MMGL não calcula pra onde vai, ele simplesmente flui – explica Gabriela.

Ouça o EP de estreia do MMGL:

No início do ano, Gabriela Deptulski convidou outros músicos para integrarem o projeto e, agora, a banda é formada também por Pedro Moscardi (baixo e teclados), Raími Leone (guitarra), Rafael Borges (bateria), todos músicos da banda TSM. “Na real, a ideia foi do Raími. Ele entrou em contato comigo e falou que eles gostariam de tocar as músicas do MMGL comigo. Eu topei na hora, sempre curti eles e o som da TSM. No som do MMGL eles acrescentaram vida, intensidade, tensão, junção de doidera da mente, amizade, dedicação, aprendizagem, muito mais improviso do que já tinha nas gravações”, conta a vocalista.

Uns meses atrás, Gabriela postou três músicas em grupo do Facebook sobre o Tame Impala e esse foi o primeiro passo de uma parceria com a banda nova-iorquina The Post Nobles. “O Kieran O’Leary gostou, curtiu o link e puxou assunto comigo. Desde então nos tornamos amigos. Eu gostaria de fazer mais coisas com eles, e acho que eles comigo também, mas não posso garantir que irá ocorrer. E com relação à composição e gravação: “Cosmic Love Trip” eles me mandaram pronta, eu só acrescentei a voz, já “Windy Streets” foi o contrário, eu mandei ela pronta e o Kieran criou a partir disso aquela parte final explosiva fantástica.


Agora, a My Magical Glowing Lens se prepara para fazer sua primeira turnê fora do Espírito Santo com essa formação. Na próxima sexta, eles tocam no 74 Club, em Santo André, no sábado, na Casa do Mancha, em São Paulo, e, no domingo, na Ocupação La Paz, em Sorocaba. “Nós vamos fazer a gig de carro, serão de 12 a 14 horas de viagem até Santo André. Vai ser uma panca muito doida, de 12 a 14 horas junto com as mesmas pessoas num carro. E todo mundo é muito doido, sabe, não bate bem da cabeça. Vai ser massa”, diz Gabriela.

Tour My Magical Glowing Lens
12/06 – 74 Club, em Santo André
13/06 – Casa do Mancha, em São Paulo
14/06 – La Paz, em Sorocaba

Para mais informações sobre a banda, acompanhe:
https://www.facebook.com/mymagicalglowinglens/
https://soundcloud.com/my-magical-glowing-lens
https://www.youtube.com/user/mymagicalglowinglens
http://my-magical-glowing-lens.bandcamp.com

Para comprar o cassette da My Magical Glowing Lens, visite o site do selo Honeybomb:
http://www.honeybombrecords.com.br

Tags:, , , , , ,

09/06/2015

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes