Discos clássicos de Cátia de França finalmente chegam às plataformas de streaming

26/02/2019

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Eric Gomes/Divulgação

26/02/2019

É incalculável a quantidade de álbuns históricos que, por uma razão ou por outra, ainda não foram incluídos nos grandes serviços de streaming de música. Agora, um capítulo importante da música brasileira entrou para esses catálogos online: 20 Palavras ao Redor do Sol (1979) e Estilhaços (1980), da Cátia de França.

O primeiro e o segundo discos de estúdio da artista paraibana são documentos importantes de uma cena musical que tinha os dois pés fincados na cultura ancestral do Nordeste, mas as antenas ligadas na música psicodélica mundial. É a primeira vez que essas obras são lançadas oficialmente em plataformas digitais.

*

Considerado um sucesso cult, 20 Palavras ao Redor do Sol é um disco impressionante que contou com a direção musical e arranjos de Zé Ramalho e traz em sua ficha técnica músicos como Sivuca, Dominguinhos, Bezerra da Silva, Lulu Santos, Elba Ramalho e Amelinha. Suas composições foram inspiradas na obra de João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos e José Lins do Rego. Já Estilhaços traz músicas inspiradas em Guimarães Rosa e João Cabral de Mello Neto e a participação especial de Clementina de Jesus.

Equipe do álbum “20 Palavras ao Redor do Sol”: Cátia de França, Ligia, Chico Julien, Lizzie Bravo, Osvaldo Garcia, Zé e Elba Ramalho, Bezerra da Silva. Agachados, Mônica e Geraldo Azevedo (Foto: Divulgação)

Como se não bastasse, 20 Palavras ao Redor do Sol ganhará uma reedição em vinil (ainda sem data de lançamento anunciada) e Cátia França sairá em turnê executando ao vivo todas as músicas do disco em comemoração aos seus 40 anos de história.

Ouça abaixo 20 Palavras ao Redor do Sol e Estilhaços:

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

26/02/2019

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes