É o ínicio do fim: veja como foi o 1º show da última turnê do Black Sabbath

21/01/2016

Powered by WP Bannerize

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Getty

21/01/2016

É o começo do fim de uma era: ontem, o Black Sabbath fez o primeiro show da última turnê da banda. Carregando nas costas o peso de ter inventado o heavy metal, Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler abriram a The End Tour em Omaha, nos Estados Unidos (veja setlist abaixo).

Foram 90 minutos históricos onde o grupo tocou os maiores clássicos da primeira fase da banda, antes de Ozzy ser expulso. “Snowblind” estava lá, “N.I.B.”, “Fairies Wear Boots” e “Children Of The Grave” também. Porém, foram incluídas no set “Tomorrow’s Dream” e até mesmo “Hand Of Doom”, do álbum Paranoid (1970), que a banda não tocava desde 1978.

Segundo a resenha de Kevin Coffey, do jornal Omaha.com, a voz de Ozzy não foi a melhor parte do show: “Não estava horrível, mesmo. Apenas não estava muito boa. Ele quase nunca alcançava as notas que estava procurando”, escreveu. No entanto, o repórter deixou claro que isso foi apenas um detalhe em meio a grandiosidade da noite.

– Foi difícil admitir que acabou. “Esse é o começo do fim para nós e eu só quero dizer obrigado a todos vocês por seu apoio em todos esses anos”, Osbourne disse no final. “Obrigado. Boa noite. Deus abençoe todos vocês – foram as últimas palavras de Ozzy segundo Kevin Coffey.

Apenas nos shows dessa turnê será possível adquirir o CD que o Sabbath está lançando agora. O álbum The End traz versões ao vivo de “God Is Dead?”, “Under The Sun”, “End Of The Beginning” e “Age Of Reason” e quatro faixas de estúdio inéditas que sobraram das gravações do disco 13 (2013): “Season Of The Dead”, “Cry All Night”, “Take Me Home” e “Isolated Man”.

A primeira parte da The End Tour acaba em Nova Iorque no dia 27 de fevereiro. Depois disso, a banda segue para uma nova etapa com shows marcados na Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Hungria, Reino Unido, Itália, França, Suíça, Bélgica, Noruega, Dinamarca, República Checa, Polônia, Letônia, Finlândia, Suécia, Rússia, Canadá e Estados Unidos. Seu último show marcado por enquanto é no dia 21 de setembro no Arizona.

Veja abaixo o setlist do show de ontem:
01. Black Sabbath
02. Fairies Wear Boots
03. Tomorrow’s Dream
04. Into The Void
05. Snowblind
06. War Pigs
07. Behind The Wall Of Sleep
08. N.I.B.
09. Hand Of Doom
10. Rat Salad
11. Iron Man
12. Children Of The Grave
13. Dirty Women
14. Paranoid

Veja abaixo vídeos do show:

Tags:, , , ,

21/01/2016

Entre o bemol e o sustenido.

Ariel Fagundes