No Brasil para a mais uma edição internacional do projeto Converse Rubber Tracks, o produtor norte-americano Aaron Bastinelli deu uma pequena pausa nas sessões realizadas na Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, para conversar com a NOIZE.
Acostumado a trabalhar com diversos artistas e em lugares totalmente diferentes, Bastinelli também preparou para a gente um pequeno guia, dedicado às bandas iniciantes que também querem se aventurar no estúdio para a gravação da sua primeiro demo, single ou EP.
Vamos ao que interessa.
Estúdio:
“Quando você tiver que escolher um estúdio, fique com aquele que tenha a melhor vibe. Você precisa perguntar para você mesmo: ‘esse estúdio é capaz de me inspirar?’. Depois de encontrar um lugar assim, onde toda a sua banda se sinta confortável e motivada a ser criativa, é bom ter certeza que você também encontrou o lugar certo, com o equipamento adequado. E isso não tem nenhuma relação com o estilo da sua banda. Qualquer bom estúdio precisa ser versátil suficiente para se adequar a qualquer grupo e a qualquer estilo”.
Músicas:
“Eu acredito que existe uma fórmula ‘mágica’ para você ter um hit: escrever uma boa música. Essa é a parte mais importante de todo o processo. Uma boa canção gravada de maneira errada tem muito mais chance de fazer sucesso do que uma composição ruim gravada com os melhores recursos”.
Ensaio:
“Toque o máximo que puder, seja ao vivo ou em casa, apenas para praticar. Eu poderia resumir um bom trabalho no estúdio em cinco elementos: ensaio, ensaio, ensaio, ensaio e mais um pouco de ensaio”.
Mixagem:
“Se uma música é gravada de maneira equivocada, o produtor certamente pode consertar muitas coisa na mixagem. O que não é possível ajeitar é uma música mal escrita ou uma performance ruim. Você até pode editar algumas partes, mas o resultado final não vai ficar tão bom quanto uma banda tocando de verdade. O trabalho de mixagem se torna muito mais fácil para o produtor quando a banda entra em estúdio ensaiada e preparada para gravar”.
Dinheiro:
“O melhor jeito de economizar na hora da gravação é se preparar antes de entrar no estúdio. Se a sua banda possui vários instrumentos, você pode gastar menos se conseguir gravar com o maior número de músicos ao mesmo tempo, ao vivo. Eu acho que essa é a justamente o maior conselho que eu posso deixar para as bandas iniciantes: grave ao vivo o máximo que puder. Além de deixar o som mais natural, essa é a melhor forma de você perceber a sua evolução depois, fazendo shows e comparando”.