Exclusivo | Jota 3 e BNegão acendem o debate sobre a Cannabis no clipe “Flores e Ervas”

17/01/2019

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

17/01/2019

Apesar de, hoje, as informações circularem com uma rapidez e intensidade nunca antes vistas, muita gente ainda desconhece o fato de que a Cannabis é um gênero de plantas extremamente versáteis que acompanham a humanidade há milênios. Evidências arqueológicas apontam que há pelo menos 10 mil anos os humanos cultivam maconha para diversos fins. O registro mais antigo já encontrado do seu uso medicinal data de 2.300 a.C e consta no Pen Ts’ao Ching, um estudo de fármacos desenvolvido pelo imperador chinês Chen Nong. Com o passar do tempo, sua fibra (o cânhamo) se tornou uma matéria-prima importantíssima para a produção de papel e artigos têxteis (roupas, cordas, velas de embarcações, etc); seu óleo era usado para iluminação pública e também com fins medicinais; suas inflorescências eram consumidas de forma ritualística e recreativa; o historiador grego Heródoto já relatava em detalhes o seu uso no século V a.C; na Índia, ela tem um papel forte no Hinduísmo sendo considerada uma planta sagrada associada ao deus Shiva; já na cultura árabe, é comum fumá-la enquanto beber álcool é proibido. A história de como a humanidade se relaciona com a maconha possui muitos e muitos e muitos capítulos e, considerando essa trajetória milenar, a proibição do seu plantio é algo incrivelmente recente.

“Flores e Ervas”, o novo clipe do reggaeman Jota 3, chega hoje para reacender esse debate. Lançado com exclusividade na NOIZE, o vídeo conta com a participação de BNegão, que, além de cantar na faixa, é um dos mais célebres expoentes dessa discussão na música brasileira. Assista abaixo:

*

A música “Flores e Ervas” foi lançada em 2016 no quarto álbum de Jota 3, Amplificado por Digitaldubs, que, como o nome diz, foi produzido pelo pessoal do sound system carioca Digitaldubs. “O clipe é um alerta para o debate sobre a legalização da cannabis medicinal”, explica Jota 3: “Cantar e escrever sempre foram um processo de cura e descoberta para mim. E minha causa maior passou a ser dedicar minha vida afim de ajudar as pessoas a evoluir intelectual, espiritual e moralmente através da música”.

A ideia de fazer esse clipe surgiu em janeiro de 2017, enquanto Jota participava de uma temporada de festas de verão com o Digitaldubs na casa do skatista Bob Burnquist, na Ilha da Gigoia, localizada na Barra da Tijuca (RJ). “Em uma dessas datas, o BNegão foi nosso convidado e foi ali que a ideia do clipe veio à tona”, comenta Jota 3: “Devido à agenda do BNegão e do próprio Digitaldubs, gravamos o material por partes e só conseguimos finalizar quase dois anos depois do início”.

Jota 3 conta ainda que boa parte do vídeo foi filmado em uma locação secreta fora do Brasil, em um “país de primeiro mundo onde a erva é legalizada”, afirma. Ou seja, pode ter certeza de que a maconha que aparece não é cenográfica:

– Um dos momentos mais engraçados da gravação: um amigo meu cultivador apareceu com várias plantas para somar nas filmagens e o pessoal da equipe fumou a erva toda do cara. Eu acabei no prejuízo (risos), mas tudo valeu a pena e hoje finalmente estamos felizes com o resultado – diz Jota 3.

Além do clipe, “Flores e Ervas” ganhou uma versão em um compacto em vinil, que está à venda aqui. No domingo, 20/1, Jota 3 e BNegão farão uma apresentação no BCo, no Rio de Janeiro, lançando o vídeo e o esse compacto (mais informações aqui).

Ouça abaixo o disco Amplificado por Digitaldubs na íntegra:

Tags:, , , , , , , , ,

17/01/2019

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes