Exclusivo | Mindgarden com filtros coloridos no novo “Cellophane”

03/11/2015

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Mixi de Quadros & Flora Simon

03/11/2015

Realmente, a arte não é lógica. Observar os paradoxos contidos em um objeto simples como o papel celofane (que é frágil e moldável, ainda que bastante protetor) foi o que bastou para o Mindgarden criar o conceito do seu disco de estreia, Cellophane.

Com seis anos de vida, a banda percebeu que estava no momento certo de gravar o álbum sucessor ao EP homônimo de 2012. Mas, para isso, não faria sentido deslocar o grupo todo até um local pouco confortável como um estúdio alugado; ao invés disso, o Mindgarden preferiu instalar 20 microfones em uma velha casinha no meio do mato, onde eles ensaiam desde o início da banda, e fazer o registro lá mesmo. “A sugestão veio do produtor musical Carlos Balbinot, com o conceito de captar a banda ao vivo, na sua mais pura essência”, conta o vocalista e guitarrista Marcelo Moojen.

*

A experimentação também está na presente na capa de Cellophane. Criada por Leo Lucena (das bandas Catavento e Descartes), a imagem nasceu a partir de fotos feitas pelo vocalista da Mindgarden, Marcelo Moojen, que trabalhou com uma técnica peculiar: “Foi feita uma colagem com celofane transparente, fita adesiva e filtros. Assim, a luz branca dividiu-se em outras cores através do fenômeno conhecido como birrefringência”, explica Marcelo. Segundo o release do grupo, a capa mostra uma uma montanha “atingida por uma energia que vem de cima e, ao mesmo tempo, emana sua própria energia”. “A montanha representa a cidade de Caxias do Sul, enquanto a variedade de cores representa sua cultura plural e multifacetada, que se mistura e se transforma a cada encontro, gerando novas cores”, coloca Moojen.

Cellophane conta com dez faixas inéditas e será lançado no dia 11 de novembro pelo selo Honey Bomb, com incentivo do Financiarte da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Veja abaixo sua capa e tracklist e ouça acima seu primeiro single, a faixa-título do disco – todos materiais lançados exclusivamente pela NOIZE:

Arte de Leo Lucena, foto e conceito de Marcelo Moojen​

Cellophane (2015)
1 – The Silence of the Sun (05:58)
2 – Cellophane (05:34)
3 – Open (04:36)
4 – Solstice (06:27)
5 – Empty Days (05:14)
6 – Brand New Seven (09:06)
7 – Psycho (04:13)
8 – Bossa Velha (04:35)
9 – Life in Vain (04:54)
10 – Exile (04:58)

Veja a agenda de lançamentos de Cellophane:
04/11 | Pré-lançamento Casa Paralela @ Caxias do Sul/RS (evento só para convidados)
11/11 | Lançamento oficial Sesc @ Caxias do Sul/RS
19/11 | Lançamento oficial Monumento ao Imigrante @ Caxias do Sul/RS
24/11 | Teatro Moinho da Estação com Mahmed (RN) @ Caxias do Sul/RS
10/12 | Lançamento oficial Casa de Cultura Mario Quintana @ Porto Alegre/RS
12/12 | Festival RockZona no Marechal Rock Bar @ Caxias do Sul/RS

Tags:, , ,

03/11/2015

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes