Exclusivo | Ouça “Deus é uma mulher negra”, single inédito do novo disco de Dona Conceição

03/08/2018

Powered by WP Bannerize

Bruno Barros

Por: Bruno Barros

Fotos: Créditos Luis Ferreira/ Nucle|one

03/08/2018

Fruto de um trabalho de dois anos de concepção e produção, Asè de Fala é o primeiro disco do músico e compositor Dona Conceição. Após saudar o orixá regente de 2018 em “Saudação a Exú”, Dona Conceição acaba de lançar o segundo single de Asè de Fala: “Deus é uma mulher negra”. Participam do registro com o músico, Pâmela Amaro (voz), Pedro Dom (teclado), Gutcha Ramil (rabeca e percussão) Angelo Primon (violão), Dih Neques (percussão), Pedrinho Santos (percussão), Andressa Ferreira (percussão) e Bruno Vargas (baixo).

Ouça abaixo “Deus é uma mulher negra”:

*

A música, conta Conceição, começou a ser escrita em 2015, quando, no Rio de Janeiro, teve a oportunidade de ouvir Mãe Beata de Iemanjá (1931 – 2017) em uma conferência, “me encantei pela forma dela falar”, lembra o compositor que escreveu e guardou alguns versos para, um ano depois, serem tocados novamente. “Ao ver Makota Valdina em Afrotranscendence falando da relação que nós temos como negros contemporâneos no Brasil, de uma maneira muito altiva, isso mexeu comigo e remeteu à minha mãe e à outras mulheres negras que tenho na vida, todas fontes de inspiração. Além de percepções relacionadas com as yabás e as divindades femininas, que movimentam o planeta. Pra mim é bem óbvio na verdade, quer dizer, me parece uma mentira pensar que a divindade geratriz disso tudo (o planeta), é homem. É incompatível” diz.

Natural de Alvorada, no Rio Grande do Sul, o também ator, performer e diretor de cena reuniu um grande grupo em diferentes localidades para fazer seu disco. Gravado entre as cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador no Brasil, e Amiens na França, o álbum teve no Estúdio da Pedra Redonda, em Porto Alegre, sua base. O produtor Wagner Lagemann dividiu com o músico a produção do trabalho que conta com a co-produção de Pedro Dom e Lucas Luz. No total, 32 pessoas participam da construção de Asè de Fala. O disco tem previsão de lançamento para ainda no segundo semestre de 2018.

Abaixo você acompanha o registro da Fita.rec, com imagens e edição de Alvin Bernardi e finalização de Maurício Pflug, de um dia da gravação de Asè de Fala no Estúdio da Pedra Redonda:

Tags:, , , , , , , , , ,

03/08/2018

Em formação, Bruno pesquisa produção de conteúdo e cultural.
Bruno Barros

Bruno Barros