Exclusivo | Walkstones chega com ruídos refrescantes no novo clipe “Anchorage”

10/02/2017

Powered by WP Bannerize

Jennifer Baptista

Por: Jennifer Baptista

Fotos: Reprodução

10/02/2017

Se me perguntassem o que o grunge noventista, a sujeira do garage rock e a vivacidade do indie da década passada têm em comum, eu provavelmente não saberia responder. Até que conheci Walkstones.

De Sorocaba, a banda surgiu em 2013, com outra formação e vibe bem diferente da que a gente encontra hoje, no seu mais novo single. Na época, os quatro garotos de dezesseis anos traziam um repertório muito mais sujo e cru, o que fica bem claro no EP Dark Turns Blue. A formação atual traz, desde julho de 2016, Tifany Rosa (vocal/guitarra), Mattheus Ferreira (vocal/guitarra), Leo Sabino (baixo) e Caio Lobo (bateria).

A chegada de Tifany como frontwoman da Walkstones trouxe não apenas uma mudança de ares, com uma virada completa no som da banda. Além da novidade do vocal feminino, é como se o próprio espírito da banda fosse renovado. A nova fase para os sorocabanos fez com que explorassem referências diferentes. “Do EP anterior, Dark Turns Blue, para o novo que vai ser lançado, procuramos abrir o leque de influências e experimentar novas sonoridades, somando as influências musicais da nova integrante e buscando um som original unindo influências de bandas do rolê grunge de Seattle até mesmo as mais barulhentas do shoegaze e noise, caminhando entre Nirvana, My Bloody Valentine e bandas mais atuais, como The Orwells e Fidlar, com um som sempre muito energético e barulhento.”, comenta o baterista Caio Lobo.

Tudo isso pode ser facilmente definido em “Anchorage”, clipe que eles lançam hoje, com exclusividade na NOIZE. O single é meio ruidoso, com um gostinho de lo-fi, mas também super upbeat e te deixa com a sensação de que tu já conhecia a música a vida inteira.

Apesar das influências e referências bem claras em sua sonoridade, o som da banda é refrescante. O clipe foi produzido pelo Lobotomia, conhecido pelos seus registros de bandas independentes e por ajudar a movimentar a cena – não só paulista, como também nacional. O Rafael Augusto, editor do vídeo, fala um pouco sobre o processo de criação: “Editei usando imagens dos anos 60/70/80, achadas em sites de footage. Tentei combinar o ritmo da edição das imagens ao ritmo da música, fazendo ela fluir de um jeito harmonioso pra quem vê”.

O próximo passo na carreira da banda é o lançamento do seu próximo EP, o Youths in Brief, que vai levar à descoberta de todas as novas experimentações no seu som. O que esperar do novo trabalho? A vocalista Tifany já avisa: “Muita energia em forma de música, a nossa vivência pessoal de estar crescendo e querendo transmitir isso pro mundo, de certa forma o EP acompanha essa fase de uma forma barulhenta, porém, sem perder a nostalgia”.

Youths in Brief deve sair ainda esse mês, mas não tem data definida. A faixa que abre o álbum, “Bottle of Age”, já pode ser ouvida na versão ao vivo. Veja abaixo sua capa e tracklist:

Youths in Brief (2017)

Bottle of Age
Anchorage
Waves and Clouds
Army Chose Me (Because I’m Blond)
Chocolate Ball Candy Truffle

Tags:, , ,

10/02/2017

Pseudo-letrista, gestora cultural e redatora de todo e qualquer lugar que me deixe esboçar duas ou três palavras sobre música.
Jennifer Baptista

Jennifer Baptista