RUIDOSA 2016 | O 1º festival feminista do Chile chega com tudo

02/03/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Divulgação

02/03/2016

No próximo sábado, acontecerá a primeira edição do festival RUIDOSA (veja a programação abaixo). Descrito como o primeiro festival feminista do Chile, o evento foi idealizado pela cantora Francisca Valenzuela e conta apenas com mulheres no line-up: Camila Moreno, Natisú, Paz Court, Planta Carnívora, Fakuta e Marineros passarão pelo palco, além da própria Francisca.

– RUIDOSA é um festival feminista que busca promover a participação feminina no mundo da música. Busca criar um espaço de feedback e discussão positiva onde se possa romper com o relato patriarcal e binário que nos rege e criar uma instância para construir um relato próprio a partir de outra perspectiva – a perspectiva de mulheres, uma perspectiva e visão que ninguém mais pode dar – resultando em um dia de conversas, shows e convivência – explica um comunicado oficial do evento.

*

“Parto da premissa de que há uma problemática que é sistêmica e está arraigada no mundo da música, por isso o festival é feminista. Além disso, dar esse nome tem como fim derrubar a noção satânica que há sobre o feminismo, como se fosse uma coisa excludente. Não é assim. Inclusive, ele se origina na busca de promover a igualdade e a multiplicidade de verdades”, afirmou Francisca Valenzuela em entrevista ao The Clinic.

Levando em conta a urgência dessa reflexão, o RUIDOSA não se limita aos shows. Serão realizados dois espaços de conversa para debater a posição das mulheres dentro do mercado da música, tanto artística quanto profissionalmente. Os debates reunirão cantoras, como Camila Moreno e Francisca Valenzuela, com profissionais do meio como a jornalista cultural Marisol García e Carola Ozaus, do coletivo FemFest.

– Quando comecei a tocar, tinha uma curiosidade tremenda de saber como funcionava o negócio. Busquei referências e não havia. A única mulher que, naquele momento, tinha uma carreira comercial solo no Chile era Nicole, aí escrevi a ela pedindo ajuda. A ideia de conversar de maneira consciente e intencional com outras mulheres que têm estado nesse negócio me parece alucinante. Minha groupie interior está feliz porque ver uma mulher em uma posição interessante, seja como cantora ou produtora, pode ter um impacto muito forte em muitas pessoas – contou Francisa Valenzuela ao The Clinic.

Como é comum acontecer com artistas mulheres, Francisca disse nessa mesma entrevista que foi alvo de uma discriminação feroz quando lançou sua carreira: “Uma vez me disseram ‘para que vamos fazer teu disco? É melhor você fazer um calendário’. A pessoa vai aguentando essas coisas, mas agora me dou conta de que não tem por que ser assim”, revelou.

Quem não estiver no Chile poderá acompanhar o áudio dos shows e debates do RUIDOSA via streaming através da Radio La Central, rádio online que só tem locutoras mulheres.

CHIQUILLOS >> ANUNCIO >>RUIDOSA tendrá STREAMING!!! Podrás ver y escuchar los paneles y conciertos vía nuestra radio…

Publicado por Ruidosa em Quarta, 2 de março de 2016

RUIDOSA 2016
Quando? 5 de março
Onde? Fundación Cultural de Providencia (Nueva Providencia 1995, Providencia). Chile
Quanto? De graça (para participar dos debates, é necessário inscrição prévia no site do evento)
Programação?
13h – Francisca Valenzuela
13h30 – Natisú
14h – Debate: Desde la Música – Com Camila Moreno, Denise Rosenthal, Javiera Mena, Francisca Valenzuela)
16h – Paz Court
16h30 – Camila Moreno
17h – Debate: Desde la Industria – Com Carla Arias (Quemasucabeza), Carmen Barahona (Dollmusic), Carola Ozaus (FemFest), Javiera Tapia (POTQ) y Marisol García (Musicapopular.cl)
19h – Planta Carnívora
19h30 – Fakuta
20h – Marineros

Mais informações aqui e aqui.

Ouça abaixo as bandas que tocarão no RUIDOSA:

Tags:, , , , , , , , ,

02/03/2016

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes