3˚ Festival Kino Beat celebra a efervescência sintética da cena eletrônica atual

04/10/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Katja Ruge/Divulgação

04/10/2016

Quando a fritação das ruas encontra os questionamentos artísticos, o resultado é pura dinamite. Amanhã, começa em Porto Alegre a 3ª edição do Kino Beat, um festival gratuito feito de festas, exposições e performances audiovisuais multimídia (veja a programação completa abaixo).

Apoiando-se nos pilares “imagem” e “som”, o evento abre espaço para artistas que trabalham tanto com alta quanto com baixa tecnologia para a criação dos seus trabalhos, como explica o comunicado da organização. “O experimental, o sensorial e a imersão, são premissas para a composição da sua programação, assim como a busca por novas possibilidades e conexões artísticas”, afirma.

Em 2016, Festival Kino Beat será realizado em parceria com o Sesc-RS e com apoio da Embaixada da Suécia no Brasil, Aliança Francesa, Instituto Goethe, Multipalco Theatro São Pedro, Fundação Ecarta, Galeria Península e Loft 55. Dentre os destaques da programação estão a performance de live cinema do francês Vincent Moon, o espetáculo de dança Three Dreams, da japonesa Junko Wada com luz e música ao vivo do alemão Hans Peter Kuhn e os shows dos suecos do Quiltland e Moon Wheel.

Vale destacar também que, no dia 7, a Galeria Ecarta abre a exposição The Dance Party, que vai até o dia 13/11. A mostra reúne nove artistas brasileiros e estrangeiros que “investigam as interações entre a arte e a cultura das pistas de dança”, como diz seu comunicado à imprensa. Estarão expostas, por exemplo, obras de John Cage, cujo olhar revolucionou a noção contemporânea do que é música, e de Mark Leckey, que registrou em vídeo a cena a cultura das pistas de dança no Reino Unido desde os anos 70.

The Dance Party será aberta às 19h30 na Galeria Ecarta com perfomance da artista fluminense/paulistana Érica Alves. De lá, Érica seguirá para a já tradicional festa de rua Arruaça, que acontece a partir das 23h. Ainda foi divulgado o local da festa, mas entre seus DJs confirmados estão Cashu, da festa de rua paulistana Mamba Negra, além da própria Érica Alves.

3˚ Festival Kino Beat
Quando? De 5 a 9/10
Onde? Teatro do SESC, Instituto Goethe, Theatro São Pedro, Galeria Ecarta e Galeria Península (Porto Alegre/RS)
Quanto? Gratuito (mediante retirada de senha em alguns eventos)
Mais informações? No site oficial do evento, evento oficial e página do Facebook

Programação completa:

5/10
19h às 20h – Grupo Medula lança o espetáculo Forças @ Teatro do SESC
20h30 – A Festa Profunda @ Galeria Península

6/10
19h às 22h – Suecos no Theatro São Pedro com Moon Wheel (Suécia) e Quiltland (Suécia) @ Multipalco Theatro São Pedro

7/10
19h às 19h45 – Three Dreams (Alemanha/Japão) com Junko Wada (Japão) e Hans Peter Kuhn (Alemanha) @ Auditório do Instituto Goethe
19h30min – Abertura da exposição The Dance Party @ Galeria Ecarta

8/10
16h30 às 18h – A Festa Profunda @ Galeria Península
19h às 21h –Som x Luz x Video Mapping com Alex Augier (França) e Matheus Leston (SP) @ Teatro do SESC
23h – Arruaça

9/10
18h às 19h – Vincent Moon (França) et/errances @ Teatro do SESC
19h30 – OFF Kino Beat com Tom Trago (Holanda) @ Ocidente

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

04/10/2016

Entre o bemol e o sustenido.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes