A história dos instrumentos eletrônicos é exposta em museu de Berlim

30/03/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

30/03/2017

Quem tiver a sorte de estar em Berlim até o próximo dia 25 de junho poderá visitar a exposição Good Vibrations no State Institute for Music Research.

A mostra é dedicada a contar a trajetória do desenvolvimento dos instrumentos eletrônicos nos últimos 100 anos e é um prato cheio para qualquer maníaco por equipamentos musicais. Estão expostas lá peças históricas como um Theremin original feito na Rússia nos anos 1920 e um Trautonium, que é um instrumento eletrônico monofônico criado por volta de 1929 por Friedrich Trautwein (veja os vídeos abaixo).

*


– Começando pela pré-história e início dos instrumentos musicais eletrônicos, seguimos com instrumentos de sample. Os órgãos eletrônicos e sintetizadores formam o terceiro grupo [da mostra]. Com as baterias eletrônicas, interfaces alternativas e controladores externos, instrumentos lendários e revolucionários e novos conceitos de operação foram apresentados. Já os softwares de instrumentos dão insights sobre a evolução recente e o possível futuro dos instrumentos musicais eletrônicos – explica a descrição oficial da exposição.

Fairlight CMI exposto na mostra Good Vibrations (Reprodução)

Além de poder ver equipamentos clássicos como o sampler Fairlight CMI e o sintetizador EMS VCS 3, o público poderá tocar em diversos instrumentos e haverá workshops para adultos e crianças. O custo para ver a Good Vibrations é de €3 por pessoa.

Aproveite e assista abaixo um documentário do canal britânico BBC 4 sobre a história dos sintetizadores:

Tags:, , , , , ,

30/03/2017

Jornalismo, música, astrologia, fotografia, vinil, tarot, direitos humanos, mitologias, fogueiras e a arte do bem-viver me interessam.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes