Hoje, as guitarras do mundo inteiro irão chorar solos de tristeza. Foi anunciada a morte de Johnny Winter, um dos maiores músicos de blues de todos os tempos. Nascido no Texas em 1944, John Dawson Winter III nasceu com albinismo, mas o que mais chamava atenção era a sua forma de tocar guitarra.
O blues era sua raiz, mas, nas suas mãos, o gênero ganhou a força eletrificada dos loucos anos 1970. Blues rock, electric blues, power blues – já rotularam sua música com muitos nomes, mas melhor do que ficar tentando classifica-lo é ouvi-lo. Depois do primeiro acorde, você vai entender tudo.
Winter ficou famoso depois que a Rolling Stone disse em 1968 que ele era o artista mais interessante do Texas depois da Janis Joplin. No ano seguinte, ele tocou no festival de Woodstock junto com seu irmão Edgar Winter, que também é guitarrista, e alcançou grande notoriedade depois disso.
Ele também foi importante para dar fôlego à carreira de lendas como Muddy Waters e Willie Dixon. Winter chegou a produzir quatro álbuns de Waters antes do músico falecer em 1983 (além de um disco póstumo em 2007), três desses discos ganharam o Grammy.
Winters compôs dezoito álbuns de estúdio em vida e estava planejando o lançamento de mais um quando morreu, o disco se chamaria Step Back, tinha data de lançamento marcada para 2 de setembro e contaria com as participações de Eric Clapton e Ben Harper. O corpo do músico foi encontrado em um quarto de hotel em Zurique, na Suíça, dois dias depois da última vez em que ele se apresentou. Não foi anunciada a causa da sua morte.
Para homenagear o guitarrista, fizemos um apanhado de algumas parcerias dele com outros músicos incríveis. Veja abaixo: