Lista | Os 12 baixistas mais ricos do mundo

30/08/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

30/08/2014

Nem Ramones seria a mesma coisa sem seu baixista. Junto com o baterista, eles são o ritmo da banda. Podem não ser os integrantes mais lembrados, normalmente, mas o baixo é essencial para um som totalmente preenchido – e você pode fazer muito dinheiro sendo baixista e desenvolvendo seu próprio estilo.

Recentemente, o site de entretenimento The Richest publicou uma lista dos 12 baixistas mais ricos do mundo, de acordo com o valor do patrimônio líquido de cada músico. Muitos deles fizeram sua riqueza cantando, escrevendo letras e até produzindo séries de TV também. Nós reproduzimos esta lista abaixo, dá uma olhada:

*

12. Krist Novoselic (Nirvana) – $ 40 milhões

Após o fim do Nirvana, em 1994, o baixista formou duas bandas nos anos seguintes que lançaram apenas um disco cada. Hoje em dia, Novoselic coordena projetos políticos, sociais e culturais.

11. Tony Kanal (No Doubt) – $ 45 milhões

Kanal é baixista do No Doubt desde 1987. No hiato da banda, entre 2004 e 2008, ele trabalhou como produtor do Pepper, Weezer e da própria Gwen Stefani, no primeiro disco solo da vocalista do No Doubt, Love. Angel. Music. Baby. (2004).

10. Geezer Butler (Black Sabbath) – $ 65 milhões

O baixista que ajudou a construir o clássico heavy metal do Black Sabbath foi um dos primeiros a usar o Wah-wah no instrumento. Em 1995, Butler fundou a banda de metal core GZR, e até hoje já lançou três discos com eles.

9. Bill Wyman (The Rolling Stones) – R$ 80 milhões

Wyman foi o baixista dos Rolling Stones entre os anos de 1962 e 1993. Tocou em dezoito discos da banda e também teve uma carreira solo bem-sucedida nos anos 70 e 80.

8. John Paul Jones (Led Zeppelin) – $ 80 milhões

JPJ não era essencial na banda só pelo baixo, mas também pelo órgão, teclado, bandolim, violão entre outros instrumentos. O baixista é, acima de tudo, um músico versátil que hoje mantém um carreira solo e o projeto Them Crooked Vultures com Dave Grohl (Foo Fighters) e Josh Homme (Queens of the Stone Age).

7. John Deacon (Queen) – $ 115 milhões

John Deacon era o membro mais novo do grupo aos 19 anos. Ele também contribuiu com teclados, sintetizadores, guitarras, violões e letras – “You’re My Best Friend”, “Back Chat” e “I Want to Break Free”.

6. Flea (Red Hot Chili Peppers) – $ 115 milhões

O estilo inspirado, entre outros, em Bootsy Collins (Parliament-Funkadelic) e atualizado para o som do Red Hot fez de Flea um dos baixistas mais conhecidos de todos os tempos por seu estilo. Do funk pesado dos primeiros discos ao punk funk dos álbuns que fizeram da banda uma das maiores da atualidade. Entre alguns de seus projetos paralelos está o Atoms for Peace, com Thom Yorke (Radiohead), Beck, Joey Waronker (R.E.M.), Nigel Godrich (Radiohead) e o percussionista brasileiro Mauro Refosoco (RHCP).

5. Adam Clayton (U2) – $ 150 milhões

Ele não só é o baixista de uma das bandas mais ricas do mundo, como também já tocou no álbum homônimo de 1987 de Robbie Robertson, no disco de estreia de Sharon Shannon, entre outras contribuições.

4. Roger Waters (Pink Floyd) – $ 270 milhões

Waters é um dos fundadores da banda ao lado de Syd Barrett, Nick Mason e Richard Wright. Após a saída de Barrett, Waters tornou-se o letrista principal do Pink Floyd. Desde 1990, o baixista roda o mundo com a turnê milionária “The Wall Live”, em que ele toca o álbum de 1979 completo.

3. Gene Simmons (Kiss) – $ 300 milhões

Além de baixista, Gene Simmons é um grande empresário. Já vendeu mais de 100 milhões de discos do Kiss pelo mundo, produziu séries de TV, filmes e já até participou de reality shows.

2. Sting (The Police) – $ 300 milhões

Sting não só é baixista, como é mais conhecido pelo seu papel como vocalista e compositor da banda The Police, formada em 1977 com um punk e new wave que fez muito sucesso na época. Hoje em dia, além de tocar por aí em carreira solo, Sting é ativista em movimentos dos direitos humanos.

1. Paul McCartney (The Beatles) – $ 1,2 bilhões

Sir Macca é mais conhecido pelas belas letras que escreveu para os Beatles, Wings e seu trabalho solo do que propriamente por suas linhas de baixo. Mas não podemos descartar as composições do baixista em “Come Together” e “She’s a Woman”, pra começar. Além dos pianos de “Let it Be” e “A Day in the Life”.

Tags:, , , , , , , , , , ,

30/08/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE