Diário de bordo: CMJ 2013

20/10/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

20/10/2013

Nesse ano, o CMJ Music Marathon, um dos eventos musicais mais tradicionais dos Estados Unidos, será realizado entre os dias 15 e 19 de outubro, em Nova York. O festival, que abre a sua porta para que profissionais e fãs possam se conectar em seminários e conferências, também possui uma extensa programação de shows, com a apresentação de bandas (conhecidas e desconhecidas) do mundo inteiro.

Na edição de 2013, o CMJ contou com três artistas brasileiras no seu line-up: Gabriela Pepino, OYF e Marcelo Fruet & Os Cozinheiros. Fruet, que está em turnê para divulgar o disco “AIÓN”, escreveu para a gente um pequeno diário, reletando o que de mais bacana ele viu por lá:

*

18 de outubro

Hoje fui no painel “Give it Away Now: Music Freeconomy” e tirei uma foto com o Kevin Escovit, advogado do mundo dos direitos autorais. Ele foi o mais entendido de mercado fonográfico que eu já escutei. Além dele, participaram da mesa o inglês Mark Meharri (Music Glue) e os norte-americanos Sean Goldin (The Agency Group), e Travis Rosenblatt (A&R + Artist Manager).

marcelofruetadvogado

Foi muito legal escutar a visão desse pessoal sobre as estratégias de ‘music freeconomy’, ou seja, fornecer a música de graça, tentando monetizar por outras vias. Segundo eles, algumas das alternativas possíveis para o mundo da música são “vender uma experiência mais profunda” ou “se associar com marcas que buscam sua audiência”. Claro que pro mercado brasileiro tudo deve ser cuidadosamente repensado, sempre!

19 de outubro

Eu e o baterista André Lucciano fomos até o Lower East Side conferir as festas da Planetary e do Great Escape, evento tradicional do Reino Unido. O lugar estava lotado e contou com diversas bandas bacanas, como os The Blind Boys from Alabama e a australiana Sheppard (foto).

marcelofruetcmj2

O show dos Blind Boys foi demais, já o da Sheppard achamos meio fraco… Muito estilo e pouca música. Algo bem dentro dos padrões e sem surpresas. Depois disso, no Arlene’s Grocery, assistimos parte de uma mostra de bandas canadenses muito bacana. Não conseguimos entender o nome da banda, mas o som era bem inovador, apesar da pouca adesão do público.

(Fotos: Marcelo Fruet)

Tags:, , , ,

20/10/2013

Revista NOIZE

Revista NOIZE