Metá Metá lança duas faixas inéditas: “Corpo Vão” e “Mano Légua”

24/05/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Vinicius Grosbelli/Reprodução

24/05/2016

Sem lançar nenhum disco desde o elogiado MetaL MetaL (2012), o Metá Metá de Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França soltou hoje duas faixas inéditas: “Corpo Vão” e “Mano Légua”.

Ambas fazem parte de MM3, o terceiro disco do grupo, ainda sem data de lançamento anunciada. Gravado ao vivo no Red Bull Studio São Paulo, esse disco apresentará novas sonoridades, conforme Thiago França informou ao site da Red Bull Brasil.

*

– Rolou muita influência da norte da África nesse disco. Nos outros discos, os músicos chegavam com a estrutura do arranjo já feita pelo sax e pelo violão/guitarra, dessa vez, com eles participando desde o início, os arranjos ficaram ainda mais orgânicos, com maior variações, o sax conversando com a bateria, a guitarra e o baixo, momentos da voz apenas com o baixo e a bateria – explicou o saxofonista.

França conta ainda que “Corpo Vão” foi a primeira música composta para o MM3 e é uma parceria dele com o Kiko e a Juçara. “Nesse disco a gente se propôs a compor os três juntos, coisa que nunca tínhamos feito, e a experiência foi bem massa, possível que venha mais coisa assim. No final, ficaram 4 músicas em parceria dos três”, lembra.

“Mano Légua” é fruto da parceria entre Dinucci e Marçal e, ainda que esta informação não tenha sido divulgada oficialmente, é uma faixa que muito provavelmente reverencia a religiosidade afro-brasileira deles. “Legba” é um dos nomes associados ao orixá Exu e os versos “tá na rua / tem cachaça / já subiu, voltou, eita / tá na porta / na janela / sentinela do lugar” apontam diretamente a isso. Exu é uma entidade associada aos caminhos das ruas e suas imagens são tradicionalmente colocadas nas portas para que protejam um determinado local. Soma-se a isso o fato de que Juçara e Kiko já haviam homenageado o orixá no nome do disco que fizeram juntos, Padê (2007), já que “padê” é um termo que se refere às oferendas dadas a Exu. Leia mais sobre esse assunto na reportagem “Música de Mãos Negras”, publicada na revista NOIZE #68.

Ouça abaixo “Corpo Vão” e “Mano Légua”:

Tags:, , , , , , ,

24/05/2016

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes