Mixtape Rebonjour | Vol. 26 | Rizoma

26/08/2016

Powered by WP Bannerize

Lucas Moesch

Por: Lucas Moesch

Fotos: Reprodução

26/08/2016

Rebonjour é um processo de autoconhecimento/moldura. É olhar para si mesmo. Rever o que passou. Sentir e interpretar musicalmente o todo. É se permitir embarcar na viagem pessoal de outra pessoa e encontrar/entender que estamos todos conectados. E a musica é o nosso encontro. Toda a última sexta-feira do mês um novo espaço. Um novo limite.

Venha compartilhar do invisível no mundo do sensível.

Rebonjour – Vol. 26 Rizoma

Gilles Deleuze e Felix Guattari, filósofos da pós-modernidade, compuseram uma forma de pensar própria que, na maioria das vezes, escapa das nossas mãos ao primeiro toque. É que seus conceitos não são definições, mas acessos, caminhos, processos, devires, espaços de composição de pensamento que movem o ato de pensar de um lugar para outro sem que este primeiro ou este segundo se fixem como tal. Há na filosofia de ambos uma ideia de que a história, enquanto tal, não se forma por aquilo que é contado por uma cronologia, ou seja, uma séries de narrativas que se sequenciam, mas na articulação entre o que foi dito e o não-dito com aquilo que ainda pode ser dito, sendo assim, a história deixa de ser algo que ruma para algum lugar e passa a formar raízes, caminhos próprios que se organizam através da contingência e da associação de elementos que se queira pensar.

O rizoma seria, então, esta forma em que o pensamento se abre como raízes, como galhos. Em outras palavras, os rizomas são espécies de vincos, de braços abertos dentro de uma trajetória histórica que interrompem o fluxo contínuo da história e abrem novas formas de articulações dos elementos. Essas imagens que se chocam são explicadas por Deleuze e Guattari, em suas obras, a partir da ideia de que:

É preciso fazer o múltiplo, não acrescentando sempre uma dimensão superior, mas ao contrário, de maneira simples, com força de sobriedade, no nível das dimensões que se dispõe, sempre n-1. (…) Há rizoma quando os ratos deslizam uns sobre os outros. Há o melhor e o pior no rizoma: a batata e a grama, e a erva daninha. (…) Qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a qualquer outro e deve sê-lo. (DELEUZE, 2010, p. 15)

Uma mixtape multipla.

//

Tracklist:

Jameszoo – Wrong
Kvien & Sommer – Karelian Stones
Blue Heron ft. Coyote – Paul’s Blues
Les Halles – Living
Lonnie Liston – Inner Beauty
Rhosyn – Eurydice (Live)
Meredith Monk – Madwoman’s Vision
Andréa Daltro – Só
The Residents – Hello Skinny
Radiohead – Daydreaming

//

Tags:, , , , , , , , , ,

26/08/2016

Nunca estive lá. Por ser um arquiteto do nada.
Lucas Moesch

Lucas Moesch