Morre William Onyeabor, lenda do funk e pioneiro nigeriano da música eletrônica

18/01/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

18/01/2017

O músico nigeriano William Onyeabor morreu na última segunda-feira, conforme anunciado hoje pela gravadora Luaka Bop.

“Com os corações incrivelmente pesados anunciamos que o grande homem de negócios e mítico pioneiro musical William Onyeabor se foi aos 70 anos. Ele morreu dormindo tranquilamente após uma breve doença em sua casa em Enugu, na Nigéria”, diz o comunicado que você confere abaixo.

*

O texto lembra ainda que, entre 1977 e 1985, o músico lançou por conta própria “nove discos brilhantes” que foram gravados e prensados por ele mesmo na Wilfilms Limited, a fábrica pessoal de discos que ele tinha no sudoeste da Nigéria.

Pioneiro por unir como poucos o funk e a disco music à música eletrônica, Onyeabor era um verdadeiro explorador de timbres e sonoridades. Seus álbuns trazem sons extremamente avançados para sua época, mas, por muito tempo, ficaram desconhecidos do público fora da Nigéria. Só em 2013 a Luaka Bop lançou Who Is William Onyeabor?, a primeira coletânea do seu trabalho lançada internacionalmente.

David Byrne, criador da Luaka Bop, chegou a organizar shows em homenagem ao nigeriano que reuniram Damon Albarn, Pat Mahoney (do LCD Soundsystem), Alexis Taylor (do Hot Chip), além do próprio Byrne (veja abaixo). Apesar da expectativa, William Onyeabor não compareceu a essas apresentações.

Desde 1985, William Onyeabor havia se convertido ao cristianismo e abandonado o mundo da música. Se você ainda não conhece a obra dele, faça um favor a si mesmo e ouça abaixo:

Tags:, , , , , , , ,

18/01/2017

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes