A festa punk da faixa inédita de Bob Marley

01/07/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

01/07/2014

É muito difícil pensar em um artista latino-americano que tenha alcançado relevância e popularidade a ponto de ser comparado com o jamaicano rei do reggae. Em 2014, a coletânea Legend (1984) [aquela com todos os hits que você já deve ter ouvido muito] completa 30 anos de lançamento e, homenageando o disco que foi lançado três anos após a morte de Bob Marley, foi divulgada uma versão inédita da música “Punky Reggae Party”.

A faixa foi encontrada no acervo da família do cantor e está inclusa na reedição de Legend que está sendo lançada hoje em CD e Blu-Ray. A “nova” versão é bem menos trabalhada em estúdio do que a original, lançada como um lado B de um single de 7” que tinha “Jamming” no lado A. Essa música aparece também no álbum Babylon By Bus (1978), gravado ao vivo em Londres e Paris, e chegou a ser incluída na edição Deluxe do CD de Exodus (1977). Mas a versão que foi lançada agora é um take muito mais cru, você ouve a banda tocando como se estivesse sentado em um canto de uma sala de ensaio.

*

E isso tem tudo a ver com a letra da música. “Punky Reggae Party” fala literalmente sobre uma festa que reuniria o The Wailers com bandas como The Clash, The Jam, The Damned e The Maytals. Bob Marley testemunhou o nascimento do movimento punk e via ele com muito bons olhos. Seu filho Ziggy Marley conta que ele escreveu essa música “porque viu uma aliança natural entre os punks e os rastas”, ambos representantes de setores marginalizados pela sociedade.

“Ele viu isso, mas os rastas tradicionalistas não viram. ‘Reggae é reggae, não queremos punk e reggae juntos’, disseram a ele. Essa música representa a natureza rebelde e revolucionária de Bob muito bem. Ele viu isso como um ajuste natural entre as culturas, e ele estava certo”, comentou Ziggy. Bob estava tão certo que hoje o ska, o reggae e o punk se uniram de tal forma que é impossível separá-los completamente – a lista de bandas que trabalham com essa mistura não tem fim.

Abaixo, você pode ouvir a versão inédita de “Punky Reggae Party” e também a original para poder comparar as duas:

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

01/07/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE