Caetano Veloso, Jorge Ben e Racionais MC’s entram na série mundial de livros “33 1/3”

11/08/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

11/08/2017

A série de livros 33 1/3 tornou-se um grande sucesso internacional ao trazer uma análise aprofundada (ainda assim, em geral, leve e divertida) sobre algum álbum clássico. Desde 2003, 120 títulos já foram publicados e a escolha dos discos contempla uma ampla gama de gêneros e épocas da música. Há desde obras consagradas há várias gerações, como The Piper at the Gates of Dawn (1967), a estreia do Pink Floyd, até discos importantes mais recentes, como My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010), do Kanye West.

Agora, o próximo passo da editora internacional Bloomsbury é expandir os temas dos livros para outros países. Com esse objetivo, foi lançada a 33 1/3 Global, que trará uma série de séries de livros paralelas (com perdão do trocadilho) à 33 1/3 original. A ideia é que sejam produzidas obras sobre álbuns da Oceania, Europa, África, Oriente Médio e mais, mas os primeiros anúncios foram os das séries 33 1/3 Japan e 33 1/3 Brazil.

*

O primeiro lançamento do 33 1/3 Global foi sobre o disco da banda japonesa Supercell chamado Supercell Featuring Hatsune Miku, que saiu dia 10/8. O próximo, que sai dia 7/9, será sobre A Foreign Sound (2004), álbum onde Caetano Veloso interpreta composições clássicas da música dos Estados Unidos, incluindo “Come as You Are”, do Nirvana, e “It’s Alright Ma (I’m Only Bleeding)”, do Bob Dylan. A autora da obra é Barbara Browning, professora Tisch School of the Arts da New York University.

Ainda sem data de lançamento, os próximos livros da série 33 1/3 serão sobre África Brasil (1976), um dos principais momentos da discografia de Jorge Ben, e aquele que talvez seja o maior clássico do rap nacional, Sobrevivendo no Inferno (1997), do Racionais MC´s.

Quem assina o estudo sobre o África Brasil é Frederick J. Moehn, professor de Música da King’s College London e membro do King’s Brazil Institute. Já os autores do livro sobre o Sobrevivendo no Inferno são a pesquisadora Marília Gessa, que fez um profundo trabalho etnográfico sobre o Racionais, e Derek Pardue, coordenador da área de Estudos Brasileiros da Aarhus University, na Dinamarca. A capa do título sobre o disco do Racionais ainda não foi divulgada.

Considerando o farto número de discos clássicos da música brasileira reconhecidos internacionalmente, A Foreign Sound, África Brasil e Sobrevivendo no Inferno são escolhas nada óbvias para abrir a série 33 1/3 Brazil. “Passando pelos gêneros do samba, tropicália, rock, hip hop, forró, bossa nova, heavy metal e funk, entre outros, 33 1/3 Brazil é uma série dedicada ao estudo em profundidade dos discos brasileiros mais importantes do século XX e XXI”, explica o site do projeto.

Todos os títulos anunciados da 33 1/3 Brazil já estão disponíveis para pré-venda aqui e você pode ouvir esses álbuns abaixo:

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

11/08/2017

Jornalismo, música, astrologia, fotografia, vinil, tarot, direitos humanos, mitologias, fogueiras e a arte do bem-viver me interessam.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes