Novo doc homenageia os 40 anos da Banda Black Rio

14/06/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

14/06/2017

Formada em 1976, a Banda Black Rio tornou-se um marco da música negra no Brasil.

Criado em 1976 pelo saxofonista Oberdan Magalhães e pelo trompetista José Carlos Barroso, conhecido como Barrosinho, o grupo foi batizado com o nome de um movimento que, naquele momento, estava efervescendo nas periferias cariocas, onde multidões de jovens negros se reuniam em festas regadas a soul e funk. O movimento Black Rio abrangeu uma cena que contava com Cassiano, Toni Tornado, Gerson King Combo, o próprio Tim Maia, e, claro, a Banda Black Rio.

*

Até 1984, quando Oberdan Magalhães morreu, o grupo lançou três LPs que, hoje, são peças valiosas na prateleira de qualquer colecionador: Maria Fumaça (1977), Gafieira Universal (1978) e Saci Pererê (1980). Após a morte do seu fundador, a Black Rio se desmanchou e só voltou a tocar no fim dos anos 90, quando passou a ter várias formações diferentes.

Em 2002, saiu em um box dedicado aos discos do Caetano Veloso o CD Bicho Baile Show, uma gravação ao vivo do show que Caetano fez com a Black Rio em 1978. Nove anos depois, saiu o álbum disco mais recente do grupo, Super Nova Samba Funk, lançado pelo selo inglês Far Out Recordings. Esse álbum busca uma sonoridade mais contemporânea e traz uma série de convidados de peso, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Mano Brown e Seu Jorge. Esse disco surpreendente traz, por exemplo, a faixa “Louis Lane”, do Seu Jorge e do Mano Brown, que saiu em uma nova versão no álbum de estreia solo do Brown.

Agora, está aberto um projeto de financiamento coletivo com o objetivo de produzir um documentário comemorando os 40 anos de história da banda. A direção será de Tiago A. Neves e a campanha fica aberta até o dia 6/8, colabore aqui.

“Além de um tributo a todos os músicos e compositores que participaram da formação ao longo das décadas, o documentário será um grande marco na história da banda passando a limpo os 40 anos de existência”, explica a descrição do projeto.

Se você tem alguma dúvida de que vale apoiar o filme, veja abaixo alguns vídeos da banda original gravados em 1983:

Tags:, , , , , , , , , , , ,

14/06/2017

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes