NRC | Os 10 LPs mais incríveis de 2014 até agora

29/05/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

29/05/2014

Se os discos de vinil que serão lançados no segundo semestre de 2014 forem melhores do que os que vamos mostrar aqui, já podemos morrer felizes.

Só na primeira metade desse ano, tivemos grandes lançamentos para os amantes do vinil, como o ultra LP de Jack White, o bolachão vermelho sangue do Warpaint e discos com formatos inusitados. Pra você ficar com água na boca, reunimos aqui os discos de vinil mais incríveis que chegaram até agora. Quem tiver a oportunidade de comprar algum deles, disponibilizamos o link onde você pode adquirir essas belezinhas.

*

v20lp1_lg

Lazaretto, de Jack White
Gravadora: Third Man Records
Arte: Tristan Duke (holograma)
Onde comprar: por $ 20 em thirdmanstore.com
Esse com certeza é o melhor vinil de 2014, pelo menos até agora. Mas vai ser difícil desbancar o disco de Jack White com holograma, três velocidades de rotação, sem compressão e mais oito coisas fantásticas que a gente enumerou em outro post. A foto acima é da edição limitada, com o vinil na cor azul e branca.

5f831bcf

A Letter Home, de Neil Young
Gravadora: Third Man Records
Arte: Gary Burden, Jenice Heo, Neil Young e Jack White (design); Julian Baker (escrita à mão da capa); Will Mitchell (foto da capa) e Joe McCaughey (foto contra-capa)
Onde comprar: por $ 20 em thirdmanstore.com
O selo de Jack White pode ter feito as cópias desse disco, mas A Letter Home foi gravado no Voice-o-Graph, um equipamento dos anos 40 que captura o som e o transfere para vinil quase instantaneamente. Cada capa do box deluxe foi feita à mão e contém dois discos: um com as faixas melhoradas e outro com o áudio puro que o Voice-o-Graph gravou.

vinil rosa mogwai

Rave Tapes, do Mogwai
Gravadora: Rock Action e Sub Pop Records
Arte: Darryl Thomson, mais conhecido como DLT (capa)
Onde comprar: por £ 15 em mogwai.sandbaghq.com
Esse disco tem um dos pacotes especiais mais bonitos até agora. O box deluxe traz junto com as faixas de Rave Tapes um vinil rosa choque com músicas não-incluídas no disco normal (“Bad Magician 3” e “Die 1 Dislike!”), um livro fotográfico com registros de Steve Gullick das sessões de gravação, o CD do álbum, artes de 12x12cm inspiradas na capa e uma fita-cassete na cor rosa.

vinil liars

“Mess on a Mission”, do Liars
Gravadora: Mute
Onde Comprar: edição limitada
A edição limitada desse disco lançada no Record Store Day é bem especial: as cordas coloridas, a identidade visual de Mess, foram prensadas junto com o vinil transparente do single. “Pra gente, era uma forma única e interessante de estender a linguagem visual de Mess para dentro da música”, disse o vocalista Angus Andrew. Com esse vinil, nem precisou de capa, só um plástico transparente.

warpaint-2lp-red_grande

Warpaint, do Warpaint
Gravadora: Rough Trade Records
Arte: Chris Cunningham (capa)
Onde comprar: por $ 20 em store.roughtraderecords.com
Além de ser um belíssimo segundo registro da banda, que excede expectativas, Warpaint foi prensado em um vinil duplo vermelho sangue. A capa desse disco tem uma foto incrível e no seu interior o Warpaint colocou mais fotos e as letras das faixas.

criolo-vinil-especial-duas-de-cinco

“Duas de Cinco”, de Criolo
Gravadora: Sterns Music
Onde comprar: por R$ 140 em locomotivadiscos.com.br
Criolo foi um dos únicos brasileiros a lançar algo especial em vinil no Record Store Day. No dia 19 de abril, ele colocou à venda apenas 500 cópias do single “Duas de Cinco” e o lado b “Coccix-ência” nesse vinil branco lindão.

quas-bag-570

QuasimotoPictureDisc45-Back_large

“Talkin’ Shit”/”Planned Attack”, de Quasimoto
Gravadora: Stones Throw Records
Arte: Jeff Jank
Onde comprar: esgotado no fornecedor
De um lado “Planned Attack”, do disco Yessir Whatever (2013), e do outro a inédita “Talkin’ Shit”. Essas são as duas faixas do vinil no formato de Quasimoto, o alter ego do produtor e rapper Madlib. No lado de trás do vinil, a versão “raio-x” podre de Quasimoto.

tumblr_n4y9vcjHN71rnn3wbo1_500

“Girl”/”Sleep Sound”, de Jamie xx
Gravadora: Young Turks
Onde comprar: por $ 11,50 em theyoungturks.co.uk
Algumas vezes, menos é mais. Nesse caso, Jamie xx acertou em cheio ao deixar a capa do single duplo bem “clean”. Dá um ar chique ao disco que combina perfeitamente com essas duas faixas que nos fazem pensar que Jamie xx é tão bom em seu projeto solo quanto ao lado do The xx.

lpLimited2

“Birth in Reverse”/”Digital Witness”, de St. Vincent
Gravadora: Loma Vista e Republic
Onde comprar: vinil preto por R$ 50,90 em myplaydirect.com
O belo registro homônimo de St. Vincent tem uma identidade visual muito forte, desde o cabelo de Annie Clark até a capa do disco. A edição limitada a 1000 cópias veio com um vinil dourado em formato de triângulo com os singles “Birth in Reverse” e “Digital Witness”. Bonito mesmo é ver ele rodando no toca-discos.

sisyphus

Sisyphus, do Sisyphus
Gravadora: Joyful Noise Recordings e Asthmatic Kitty Records
Arte: Jim Hodges e David J Woodruff (capa)
Onde comprar: vinil branco por $ 22 e vinil preto por $ 20 em joyfulnoiserecordings.com
A parceria entre Serengeti, Son Lux e Sufjan Stevens rendeu o sucessor do EP Beak & Claw. Sisyphus teve duas edições especiais. As duas tinham (já estão esgotadas) uma coisa em comum: ouro dentro do vinil transparente. Agora só estão à venda os vinis nas cores preta e branca.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

29/05/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE