Ouça agora! Carne Doce mostra vigor e maturidade em “Tônus”

17/07/2018

Powered by WP Bannerize

Brenda Vidal

Por: Brenda Vidal

Fotos: Rodrigo Gianesi/Divulgação

17/07/2018

Das poucas certezas que podemos ter na vida, entender que você já não é a mesma pessoa do dia de ontem é uma das mais irrefutáveis. Talvez você nem tenha mudado tanto de personalidade nem se convertido a um novo estilo de vida da noite para o dia, mas no mínimo algumas de suas células morreram, outras nasceram e você está mais velho.

Se tudo isso acontece em menos de 24h, imagine o quanto pode mudar depois de anos? O Carne Doce mudou e você pode conferir isso com seus próprios ouvidos em Tônus, lançado hoje, dia 17, em todas plataformas de streaming (ouça abaixo).

*

Com cinco anos de existência, a banda sempre mostrou que experimentar e arriscar eram a sua marca. O novo disco vem cercado de expectativas devido ao elogiadíssimo Princesa (2016), que impulsionou a carreira da banda. Para receber o novo Tônus, é preciso não encará-lo como a irmã caçula de alguém muito bem sucedido, desejando o mesmo som de dois anos atrás. Simplesmente porque é impossível ser o mesmo que ontem, muito menos o mesmo de dois anos atrás.

Entre as dez faixas que preenchem o álbum, já dá para perceber que a banda trocou a explosão pela potência. Tônus talvez não seja explosivo como Princesa, mas traz sonoridades e letras com uma profundidade e potência que são capazes de coagular todo DNA da banda.

Essa força é muito mais interna e não se dissipa da mesma forma em todo mundo. Talvez, seja necessário você ouvir mais de uma vez. Talvez, arrebate de primeira. As melodias sinuosas construídas por Macloys Aquino (guitarra), João Victor Santana (guitarra, sintetizadores e produção), Aderson Maia (baixo) e Ricardo Machado (bateria) guiam as poesias e a voz de Salma Jô numa proposta de equilibra crueza e mistério. É tudo extremamente exposto e explícito ainda que, ao mesmo tempo, sutil.

Tônus é sobre se expor. Repleto de camadas sonoras e composições que dizem mais no não dito do que no dito, ouvir é aventurar-se na descoberta de mergulhar em alguém. Não se entrega tudo de uma vez só, tudo é conquistado, aprofundado. É sobre desnudar-se e deixar-se vulnerável, o que talvez fique mais claro nas faixas “Comida Amarga” e “Tônus”.

Financiado pelo projeto Natura Musical, Tônus pode ser considerado um álbum mais maduro, viçoso e cheio de presença. Carrega a maturidade de entregar-se, íntegro ao conceito que nasceu e que se construiu. O álbum brinda ainda a amizade da banda com Dinho Almeida, vocalista do Boogarins, que assina a parceria lírica nas faixas “Amor Distrai (Durin)” e “Brincadeira”.

Para conferir tudo ao vivo, é só ficar ligado na agenda da banda: no estado de São Paulo, a banda passa por Santos no dia 19, São Paulo no dia 21, Sorocaba no dia 22; depois vai para o Paraná e chega toca em Londrina no dia 27, Ponta Grossa no dia 28 e em Curitiba no dia 29.

Aproveite para assistir ao clipe de “Nova Nova”, o primeiro single do álbum:

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

17/07/2018

Brenda Vidal

Brenda Vidal