Foto: Tuany Areze
Cinco caras que vão lhe tirar do sofá e te colocar na onda glimb cheia de reverb deles. Se o disco de estreia, Lost Youth Against The Rush (2014), já foi uma mistura pirada de diversos ritmos filtrados pela psicodelia de bandas como Pond e Tame Impala e timbres lo-fi, o registro ao vivo Live Bootleg da banda Catavento dá ainda mais energia às faixas.
Gravado no festival Manifestasol 2014, que rolou em Caxias do Sul/RS, em dezembro do ano passado, o disco reúne canções do primeiro álbum, três inéditas e covers de Pond e Unknown Mortal Orchestra. O som sujo do Catavento manteve suas camadas e qualidade com o áudio captado diretamente da mesa de som, mixado e masterizado por Francisco Maffei, mesmo produtor do disco de estreia. Leonardo Lucena, um dos guitarristas e vocalistas do grupo, nos conta que as músicas do estúdio para o palco ganharam mais equipamentos, pedais e efeitos que o Catavento ainda não tinha quando gravou LYATR.
O que no disco de estreia foi feito com plugins, pôde ser reproduzido no palco analogicamente. Assim, os efeitos em Live Bootleg “soam muito mais reais e gostosos”, segundo Leo Lucena. Sobre a inspiração no Tame Impala e Pond, bandas com integrantes em comum, ele comenta: “a forma como eles se trocam entre as bandas e como isso não interfere na essência da música, a mistura de estilos, todo o ideal com esse lance de viver pra tocar é muito inspirador”. Assim como esses grupos australianos, o Catavento acredita também em uma experiência completa em seus shows. Assista abaixo ao vídeo ao vivo de “Cactus”, a última música tocada no festival e do novo disco.
Catavento é Leo Rech, Leo Lucena, Du Panozzo, Johnny Boaventura e Lucas Bustince. Os lançamentos do grupo saíram pelo Honey Bomb Records, selo independente do sul do Brasil.
“City’s Angels (In The Sun)”, “Dr. Guilty” e “Red Lagoon” são as inéditas de Live Bootleg. “O legal dessas músicas novas é que cada um de nós criou algo pro disco dessa vez. Elas foram surgindo aos poucos, algumas até antes do lançamento de LYATR. Conforme elas foram surgindo nos ensaios foi natural que aparecessem nos setlists dos shows”. Leo Lucena também comenta que as três inéditas fazem parte do próximo disco “que está em um lindo processo de gravação”.
Dá o play abaixo para ouvir as onze faixas de Live Bootleg: