Pesquisa mostra que a música ao vivo diminui os hormônios do stress

15/04/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

15/04/2016

A ciência está correndo atrás para provar o que todos amantes da música já sabem: ir a um show diminui o índice de hormônios responsáveis pela sensação do stress.

A conclusão é do Centre for Performance Science, entidade nascida da parceria entre o The Royal College of Music e o Imperial College London. Os estudos foram feitos com base em uma pesquisa que envolveu 117 pessoas que assistiram a dois shows do compositor Eric Whitacre com um intervalo de meses entre as apresentações.

*

A partir de testes de saliva feitos antes, durante e depois do show, foram medidos os índices de cortisol, um componente químico conhecido como o “hormônio do stress”. O resultado da pesquisa não deixou dúvidas de que os índices desse hormônio diminuíram nos organismos dos pesquisados durante os show.

– Essa é a primeira evidência preliminar de que assistir a um evento cultural pode ter um impacto na atividade endócrina. Chama atenção que nenhuma dessas alterações biológicas tenham sido associadas com idade, experiência musical ou familiaridade com a música que estava sendo tocada. O que sugere que isso seja uma resposta universal dentre membros da plateia de shows em geral – afirmou Daisy Fancourt, que participa dessa pesquisa.

Fancourt disse ainda: “Esse estudo abre questões sobre como se relacionar com a música e as artes em contextos culturais pode influenciar estados biológicos e psicológicos e, consequentemente, sobre o potencial dos eventos culturais para aumentar a saúde o bem estar das pessoas”.

Cá entre nós, quem aí nunca sentiu o funcionamento do seu corpo alterado por uma experiência artística?

Tags:, ,

15/04/2016

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes