Quase 30 anos depois, Sony Music voltará a prensar discos de vinil

29/06/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

29/06/2017

Pela primeira vez desde 1989, a Sony Music voltará a fabricar discos de vinil. A gigante da música anunciou que irá abrir uma nova planta de prensagem na cidade de Shizuoka, no Japão, em março de 2018.

A decisão da empresa japonesa tem um grande peso simbólico. Foi através de uma parceria entre a Sony e a Philips que nasceu o Compact Disc, cujo sucesso mundial acabou provocando o fim da era do vinil enquanto principal mídia de reprodução de música. Foi a Sony, por exemplo, que instituiu o tamanho que o CD tem: a Philips queria ele tivesse 11,5cm de diâmetro, mas a Sony insistiu para que a mídia coubesse a 9ª Sinfonia de Beethoven inteira. Como a gravação mais longa da sinfonia no catálogo da Polygram tinha 74 minutos de duração, foi necessário aumentar o diâmetro do disco para 12cm.

*

Agora, 28 anos depois, a Sony vem mostrando um interesse renovado no mercado dos LPs. A empresa já havia informado em fevereiro que iria instalar uma prensa de discos em seu estúdio em Tóquio.

Segundo o jornal Nikkei, os primeiros lançamentos da nova fábrica da Sony serão novos álbuns locais e alguns relançamentos, mas especula-se que a empresa aceitará encomendas de outras gravadoras no futuro.

Veja abaixo um vídeo da emissora australiana ABC que mostra o entusiasmo que havia em relação ao CD no início dos anos 1980:

Tags:, , , ,

29/06/2017

Jornalismo, música, astrologia, fotografia, vinil, tarot, direitos humanos, mitologias, fogueiras e a arte do bem-viver me interessam.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes