Resenha | I Don’t Want To Let You Down – Sharon Van Etten

08/06/2015

Powered by WP Bannerize

Paula Moizes

Por: Paula Moizes

Fotos: Laura Crosta

08/06/2015

As onze faixas de Are We There (2014) não eram o bastante para Sharon Van Etten expressar todas suas angústias de relacionamentos passados. Entre um disco e outro, a compositora lança oficialmente no dia 9 de junho o EP I Don’t Want To Let You Down, com “sobras” de Are We There. Antes de você já começar a decorar as músicas novas pros shows de Van Etten no Brasil nos dias 11 e 12 deste mês, a gente conta aqui sobre nossa primeira audição de I Don’t Want To Let You Down.

A música que dá título ao EP é uma das razões pelas quais Sharon Van Etten consegue ser tão comunicativa e acessível através de sua música. Mal sabe ela que acaba sendo nossa psicóloga nos fazendo reviver sentimentos que, muitas vezes, preferimos mascarar. Mas Van Etten dá importância a todos eles, como se todos os momentos, principalmente os infelizes, nos fizessem ser quem somos. “I Don’t want To Let You Down”, por exemplo, é uma composição simplesmente emocionante sobre como as coisas podem mudar repentinamente e aquilo que antes você apoiava no seu companheiro pode acabar tornando-se um peso para você.

*

As canções foram todas co-produzidas por Van Etten e Stewart Lerman (St. Vincent, David Byrne, Regina Spektor). Em seguida, “Just Like Blood” é uma faixa com vocais frustados e desesperados. Os arranjos com violinos nos fazem entrar ainda mais nesse conto de fadas dessaturado em que ela transforma suas tristezas.

Instrumentais muito alegres não fazem bem o tipo de Van Etten. “I Always Fall Apart” fala da saudade dos velhos tempos da compositora na gravadora Ba Da Bing Records, de Ben Goldberg. O tema leve ganha vocais harmônicos acompanhados apenas por um piano e um violino, deixando a canção mais pesada do que todas do EP.

“Pay My Debts” se aproxima da sonoridade mais eletrônica de faixas como “Our Love”, de Are We There, mas ficou de fora do disco por ter ficado muito diferente das outras canções. As linhas de bateria foram feitas digitalmente no Garage Band e, mais tarde, aperfeiçoadas para uma bateria eletrônica. Ela só quer pagar suas contas e, mais uma vez, nos conquista com sua simplicidade, que não é tão simples assim. São arranjos que se encaixam perfeitamente nos vocais e camadas sonoras que se sobrepõem naturalmente umas às outras.

A faixa que encerra o EP é uma versão ao vivo da crescente “Tell Me” – previamente disponível nas demos do álbum Tramp (2012) – gravada em dezembro de 2014 em um show em Barcelona (Espanha). São cinco faixas que seriam introspectivas se não fosse pelo fato de que Van Etten se fortalece com as angústias que canta e bota pra fora. Você pode ouvir o EP completo com exclusividade pelo site da NPR Music.

I Don’t Want To Let You Down está na pré-venda no iTunes e no site da gravadora Jagjaguwar. Sharon Van Etten toca no Brasil nos próximos dias 11 e 12, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Depois disso, ela segue em turnê pela Argentina e Chile.

I Don’t Want to Let You Down

“I Don’t Want To Let You Down”
“Just Like Blood”
“I Always Fall Apart”
“Pay My Debts”
“Tell Me (ao vivo)”

Sharon Van Etten no Brasil

11/6 – Imperador (Rio de Janeiro). Ingressos a partir de R$ 60, aqui.
12/6 – Cine Joia (São Paulo). Ingressos a partir de R$ 90, aqui.

Tags:, , , , , ,

08/06/2015

InfinitA
Paula Moizes

Paula Moizes