Duas raridades da Rita Lee voltam ao vinil

29/08/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

29/08/2017

Dois dos álbuns mais importantes da carreira solo de Rita Lee foram reeditados em vinil. A coleção Clássicos em Vinil, da Polysom, anunciou o lançamento das novas edições de Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972) e Atrás do Porto Tem uma Cidade (1974).

Entre para o NOIZE Record Club, o primeiro clube de vinil da América Latina! Novos títulos a cada 2 meses, não perca.

*

Esses são o segundo e o terceiro discos solo da artista, que se desligou oficialmente d’Os Mutantes em 1972, pouco após o lançamento de Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets. O primeiro solo dela, Build Up (1970), contou com a participação ativa de Arnaldo Baptista, Sergio Dias e Liminha em sua composição e gravação e isso se manteve em Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida. Considerando que as dez faixas de Hoje é… trazem o nome de Arnaldo nos créditos, muitos fãs consideram esse o último disco feito pela formação clássica d’Os Mutantes.

Após sair da banda, Rita formou um projeto chamado As Cilibrinas do Éden com a amiga Lúcia Turnbull, que durou pouquíssimo tempo, sua única gravação, feita ao vivo no festival Phono 73, foi lançada somente em 2008. Nesse registro, há a primeira versão de “Mamãe Natureza”, faixa que Rita levaria para o seu próximo álbum, Atrás do Porto Tem Uma Cidade, o primeiro dos quatro que ela fez ao lado da banda Tutti Frutti.

Essa é uma fase de transição de Rita, onde ela trocou a psicodelia tropicalista d’Os Mutantes pelo hard rock do Tutti Frutti, abrindo espaço para a sonoridade dançante que marcaria as décadas seguintes do seu trabalho.

Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida e Atrás do Porto Tem uma Cidade já estão em pré-venda na Polysom e nas principais lojas do ramo.

Veja abaixo gravações raras da Rita Lee tocando “Mamãe Natureza”, “De Pés No Chão” e “Pé de Meia” com o Tutti Frutti na inauguração do Teatro Bandeirantes, em São Paulo, em 12 de agosto de 1974:

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

29/08/2017

Jornalismo, música, astrologia, fotografia, vinil, tarot, direitos humanos, mitologias, fogueiras e a arte do bem-viver me interessam.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes