Eles merecem! Run D.M.C. ganhará Grammy por conjunto da obra

14/01/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

14/01/2016

O lendário Run D.M.C. entrou na lista de artistas que ganharão o prêmio Lifetime Achievement do Grammy de 2016. Esse será o primeiro grupo de rap a receber uma condecoração do tipo pelo conjunto da sua obra. A cerimônia de entrega do Grammy acontecerá no dia 15 de fevereiro e, junto com o Run D.M.C., serão homenageados o Earth, Wind & Fire, Herbie Hancock, Jefferson Airplane, Celia Cruz, Ruth Brown e Linda Ronstadt.

Formado em 1981, o Run D.M.C. gravou sete álbuns de estúdio entre 1984 e 2001. O grupo foi um dos pioneiros do gênero e alcançou um sucesso impressionante a partir do lançamento do seu disco de estreia, Run D.M.C. (1984). O trio foi o primeiro grupo de rap a assinar um contrato de patrocínio com uma grande empresa de tênis (a Adidas), a tocar em grandes arenas, a aparecer na MTV e na capa da revista Rolling Stone e a ganhar discos de ouro, platina e multi-platina.

No disco Raising Hell (1986), a banda gravou uma versão de “Walk This Way”, do Aerosmith, que foi um dos maiores hits daquele ano. A faixa ganhou um clipe que uniu as duas bandas e se tornou um dos grandes símbolos da união entre o rock n’ roll e o hip hop (além de ter levantado a carreira do Aerosmith).

O Run D.M.C. nasceu e se encerrou como um trio formado por Joseph “Run” Simmons, Darryl “D.M.C.” McDaniels e Jason “Jam Master Jay” Mizell. Em 30 de outubro de 2002, Jam Master Jay foi assassinado a tiros em seu estúdio de gravação, no Queens. A morte do músico nunca foi esclarecida pela polícia e, depois desse incidente, o grupo acabou oficialmente – ainda que já tenha se reunido algumas vezes nos últimos anos.

Veja abaixo um show inteiro do grupo gravado em 1985:

Tags:, , , , , ,

14/01/2016

Entre o bemol e o sustenido.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes