Mensagem escondida em novo box do Radiohead cita Syd Barrett e faixa do “The Wall”

13/07/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

13/07/2017

Foi descoberto que o Radiohead instalou uma mensagem escondida em seu novo box OKNOTOK, lançado em comemoração aos 20 anos do clássico OK Computer (1997).

Entre os materiais do box há uma fita cassete C90. No fim dela, há um programa feito para rodar nos ZX Spectrum, uma espécie de microcomputador lançada em 1982. Esses aparelhos funcionavam com fitas cassetes e, felizmente, um fã da banda fez o favor de rodar a fita em um emulador do ZX Spectrum, passando por um filtro de áudio, para que você possa ver o que acontece (assista abaixo).

*

Basicamente, o programa traz uma série de códigos. “Dentro do seu computador estão… Thomas Yorke, Colin Grenwood, Jonathan Greenwood, Edward O’Brien, Philip Selway, Nigel Godrich & Stanley Donwood. 19 de dezembro de 1996”, diz uma das mensagens decodificadas. Considerando que OK Computer foi gravado entre julho de 1996 e janeiro de 1997, não está nada claro o que essa data significa.

Em outro ponto, há um texto que está com as letras e o fundo das letras pretos. Ali, está escondido no código de programação as seguintes frases: “Congratulations….You’ve found the secret message syd lives hmmmm. We should get out more [algo como, “Parabéns…. Você achou a mensagem secreta Syd vive hmmmm. Vamos arranjar mais desses”. O texto faz referência à “Empity Spaces”, faixa do Pink Floyd lançada no The Wall (1979) que, se tocada ao contrário no minuto 1:13, diz: “Olá caçador… Parabéns, você acabou de achar a mensagem secreta. Por favor, mande sua resposta para o Velho Pink aos cuidados da Fazenda Engraçada, Chalfont”. Acredita-se que esse trecho seja uma citação a Syd Barrett, o primeiro vocalista e guitarrista do Pink Floyd que, em 79, já estava morando com sua mãe devido a problemas neurológicos. Algumas versões apontam que “fazenda engraçada” seria um eufemismo para se referir a uma clínica psiquiátrica.

Ouça abaixo “Empity Spaces” ao contrário:

Veja abaixo o programinha do Radiohead rodando:

Tags:, , , , , , , , , ,

13/07/2017

Jornalismo, música, astrologia, fotografia, vinil, tarot, direitos humanos, mitologias, fogueiras e a arte do bem-viver me interessam.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes