Lana Del Rey mal lançou o clipe de “West Coast” e ele já saiu do ar. Resumimos aqui essa enigmática peça visual aos que ficaram curiosos não só porque somos legais, mas porque ele lembra, e muito, as cenas iniciais do documentário Let’s Get Lost (1988), também filmadas na Califórnia. Dirigido por Bruce Weber, o filme retrata poeticamente a vida turbulenta de Chet Baker. Eis o clipe, em palavras:
Tudo começa com Lana se divertindo na praia na companhia de modelos da Calvin Klein (destaque para Bradley Soileau, o já tradicional “cara tatuado gato dos clipes da Lana Del Rey”, agora em versão platinada), repetindo quase identicamente as cenas praianas do documentário. Não demora muito para que a estética propaganda-de-perfume fique perturbadora. Quem já viu Let’s Get Lost (1988) lembra de seu lindíssimo início: Chat Baker fumando no banco de trás de um carro em movimento acompanhado por duas jovens e belas mulheres. Pois Lana homenageia a icônica cena e aparece fumando no banco de trás de um carro em movimento acompanhada por duas jovens e belas mulheres um homem da idade de Chet Baker, se vivo estivesse, que mistura de forma desconcertante as fisionomias de David Bowie e Denis Hopper. A fascinante imagem deste senhor charmoso é intercalada por takes de Lana cantarolando e ficando afogadinha no mar raso até que BUM!, tudo fica colorido, Lana se transforma em Carlotta Valdez, o pesadelo hitchcockiano de Um Corpo que Cai (1958), e pega fogo de vestido vermelho enquanto canta “uh, babe, uh, babe, I’m in love”.
In love por quem, Lana? Provavelmente por Chet Baker. Até mesmo nos takes de palmeiras em movimento o diretor Vincent Haycock parece ter se inspirado em Let’s Get Lost, cuja estética é muito próxima dos clipes caseiros de “Video Games” e “Blue Jeans” feitos por Lana “antes da fama”. Destaque para todos vestidos de preto na beira do mar (exatamente como no clipe, só que mais naturais):
Veja aqui o documentário completo:
Let’s get lost (1988) starring Chet Baker from Icosahedron on Vimeo.
E veja aqui se o clipe voltou a funcionar e faça a sua interpretação. “West Coast” é o primeiro single de Ultraviolence (2014), que tem lançamento previsto para junho e foi produzido por Dan Auerbach.