Yoko Ono busca depoimentos de violência contra a mulher ao redor do mundo

15/09/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

15/09/2016

Yoko Ono está preparando uma nova exposição que denuncia as múltiplas formas de violência que as mulheres sofrem apenas pelo fato de serem mulheres. O projeto se chama Arising e ficará exposto no Reykjavik Art Museum, na Islândia, a partir do próximo dia 7 de outubro até 5 de fevereiro do ano que vem.

Em uma publicação no Facebook, Yoko explica que está em busca de depoimentos anônimos e de qualquer nacionalidade:

*

– Mulheres de todas idades, de todos os países do mundo: vocês estão convidadas a enviar um relato das violências que vocês sofreram por serem mulheres. Escreva seu depoimento na sua língua natal, nas suas palavras, e abra-se o quanto você quiser. Você pode assinar com seu primeiro nome se quiser, mas não ponha o seu nome completo. Envie uma foto dos seus olhos. Os depoimentos e as fotografias dos seus olhos serão exibidas na minha instalação Arising – escreveu a artista.

As mulheres que se sentirem chamadas a participar do projeto podem enviar suas contribuições pelo email arising@reykjavik.is ou então enviando uma carta para o seguinte endereço: Arising, Listasafn Reykjavíkur, Tryggvagata 17, 101 Reykjavík, Iceland.

Parte da instalação “Arising” exposta na Cidade do México (Reprodução)

A instalação Arising foi idealizada em 2013 por Yoko Ono, já esteve exposta no México e é um projeto que se mantém em andamento, ou seja, sempre será possível acrescentar novos relatos. No site oficial, também está indicado o email call@imaginepowerarising.com para as mulheres que quiserem enviar suas fotos e relatos.

Ouça abaixo “Rising”, música de Yoko Ono inspirada que está ligada à instalação.

Tags:, , , , , ,

15/09/2016

Jornalismo, música, astrologia, fotografia, vinil, tarot, direitos humanos, mitologias, fogueiras e a arte do bem-viver me interessam.
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes