Lista | 15 músicos pintores

31/07/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

31/07/2014

Às vezes, a música não é o bastante. Quando você nasce com a veia artística, não é tão difícil conseguir expressar-se tanto visualmente quanto sonoramente. Alguns artistas como Joni Mitchell, por exemplo, se consideram mais pintores do que músicos.

Enquanto uns podem não demonstrar muita técnica para pintar e desenhar, outros escondem um grande artista plástico por trás de acordes. Seus quadros servem como uma extensão de sua arte e imaginação, e como uma forma de conhecermos ainda melhor nossos ídolos. Veja abaixo os 15 músicos que nós reunimos que fora dos palcos e do estúdio deixam de lado os microfones, guitarras e baixos para se traduzir em pinceladas e tinta.

*

1. Arnaldo Baptista

No final de 2011, Arnaldo teve sua primeira exposição individual, chamada de “Lentes Magnéticas”, na galeria Emma Thomas, em São Paulo. Cheios de cores e linhas, seus desenhos apresentam em grande parte traços infantis, como os que você vê abaixo.

ffffffffffff

2. Bob Dylan

Dylan é um artista completo. Já dirigiu filme, atuou, apresentou um programa de rádio e também pinta. O compositor, em 2007, expôs pela primeira vez seus quadros em uma galeria da Alemanha e no ano seguinte em Londres. Uma série de livros já foi lançada reunindo seus quadros com pinceladas nada uniformes, formando imagens que parecem estar em movimento.

bdy2013-standard-format-iron-railing

3. Pete Doherty

A arte visual de Pete Doherty é, assim como a música, a sua mais pura tradução: junkie e imperfeita. A tinta escorrida de suas obras por vezes se mistura com colagens, frases e até sangue – em 2012, Doherty e Amy Winehouse venderam o quadro “Ladylike” feito com o sangue da cantora por 35 mil euros.

slide_225614_961565_free

4. Marilyn Manson

A partir de 1999, Marilyn Manson começou a pintar quadros aquarelados. Ele começou vendendo sua arte para traficantes (!) e a partir de 2002 o grande público conheceu seus quadros, que já passaram por galerias de arte na Alemanha, França e Áustria. Manson até criou um movimento artístico chamado Celebritarian Corporation, idealizado para satirizar o culto à celebridade da nossa sociedade.

Alice-488x640

5. Devendra Banhart

Além de um grande compositor, Devendra também é um artista visual. Ele começou a estudar artes em 1998 na escola de São Francisco, nos Estados Unidos, mas largou o Instituto para ir atrás da carreira musical. Antes de gravar seu último disco, Mala (2013), ele passou um tempo imerso em seus quadros e desenhos.

19_Light Aligns_4m

6. Miles Davis

Alguns anos antes de morrer, quando não estava tocando, Miles Davis ocupava sua cabeça com outro tipo de arte. Suas obras vão de figuras geométricas a imagens (bem) abstratas.

DSC_0365v1

7. Joni Mitchell

A compositora sempre disse que é uma pintora antes de uma musicista. Seu auto-retrato de 1999 virou capa do disco Both Sides Now, de 2000 e seus quadros de pinceladas vivas trazem inspirações aparentes dos artistas Paul Cézanne e Vincent Van Gogh.

109123J=

8. David Bowie

Da roupa aos quadros, Bowie sempre foi um artista muito visual também. Suas obras com traços carregados de tinta já foram expostas em galerias dos Estados Unidos, Inglaterra, Suíça. Algumas foram leiloadas e o dinheiro revertido para instituições de caridade.

bowie-art_1483326c

9. Paul McCartney

A técnica de McCartney para suas pinturas é deixar rolar. “Eu apenas gosto do ato de pintar”, disse certa vez ele. O baixista chegou a ganhar prêmios por seus desenhos na adolescência. Hoje em dia, seus quadros são na maioria de expressionismo abstrato. Em 2000, Macca lançou o livro “Paul McCartney: Paintings” com algumas de suas obras visuais.

A-greener-Queen-1991

10. Brandon Boyd

O vocalista do Incubus divide seu tempo entre a música e a arte visual. Ele faz murais belíssimos com traços finos e expressivos muito inspirados na Art Nouveau francesa.

BrandonBoyd600

11. Ronnie Wood

O guitarrista do The Rolling Stones faz quadros incríveis da própria banda e de outros artistas. Ele aprendeu a pintar na Escola de Artes Ealing, em Londres, e já tem um monte de fãs de seus quadros, inclusive Bill Clinton. Wood é um artista visual expressivo e dono da galeria de arte Scream, em Londres.

mick-keith-blogSpan

12. Daniel Johnson

O famoso sapo da capa do disco Hi, How Are You: The Unfinished Album (1983), imortalizado na camiseta de Kurt Cobain, foi desenhado pelo próprio Johnson. Muito de sua arte, que já foi exposta em diversas galerias pelo mundo, é fruto da sua esquizofrenia.

tn_medS2487

13. Josh Homme

O líder do Queens of the Stone Age tem um jeito peculiar de expressar visualmente. Pelos hotéis que passa durante as turnês da banda, Homme faz desenhos atrás de quadros, espelhos e embaixo de objetos. Como ele disse em entrevista: “É como calcinhas. Tem algo muito melhor por trás do mistério”.

ELMI_2

14. Kurt Cobain

A arte visual de Cobain é conhecida por seu trabalho nas capas do Nirvana, mas, fora isso, ele também criou um vasto catálogo de pinturas, desenhos e esculturas também. Alguns de seus quadros um tanto perturbadores estão logo abaixo.

enhanced-buzz-2264-1333466512-0

15. Dee Dee Ramone

O baixista também expressava sua rebeldia e excentricidade nas telas. Suas riscalhadas foram expostas em 2012 em uma galeria de arte em Los Angeles. A mostra foi organizada por um grande fã dos Ramones, Shepard Fairey.

LastOfADyingBreed-1982donvanvilet

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

31/07/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE