Em 2007, o Radiohead apontou para um novo modelo – e para uma nova agenda da imprensa musical –, ao lançar o disco In Rainbows com um conceito de comercialização ousado: o ouvinte pagava pelo material o quanto achasse justo. Muitos artistas copiaram e adaptaram e a prática, e muitos ainda se esforçam em descobrir de que maneira atrair os consumidores. Enquanto isso, o Radiohead anunciou na segunda, 14, The King of Limbs, o primeiro “álbum-jornal” da história. O novo trabalho chega ao mundo sábado, 19, em áudio, e quebra a bareira dos bits apenas em 9 de maio, quando os compradores da versão newspaper receberão um kit com dois vinis de 10″, um CD e muito material gráfico recortado.
Quem comprar a versão digital paga US$ 9 pelos arquivos mp3 e US$ 14 pelos wav, sem compressão. Para os brasileiros, o disco-jornal custa US$ 48, incluindo os mp3 e o envio, no dia 9 de maio. A princípio, só então saberemos de que tratam o newspaper album e seus recortes. Estando a banda munida do país de residência de cada comprador, não seria absurdo imaginar que o disco chegue, de fato, como um jornal editado pelo Radiohead, repleto da opinião e visão de mundo que o grupo imprime em suas músicas.
Versões independentes do CD e do LP serão lançadas pelo selo XL no dia 28 de março. The King of Limbs tem produção de Nigel Godrich, o mesmo produtor de OK Computer.