45 anos de War is Over!

15/12/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

15/12/2014

Um show beneficente promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) era novidade para John Lennon e Yoko Ono. 45 anos atrás, os dois aproveitaram a época do Natal e a apresentação ao lado de nomes como Keith Moon, George Harrison, Eric Clapton e Billy Preston para dar início a uma campanha contra a guerra no Vietnã. Chamado de “Peace For Christmas”, o show aconteceu em Londres e acabou sendo a última vez que Lennon subiu em um palco no Reino Unido.

Com John Lennon e a Plastic Ono Band, os convidados para participarem inicialmente do show foram Eric Clapton (guitarra), Klaus Voormann (baixo), Alan White (bateria) e Billy Preston (teclados). Clapton havia acabado de gravar com o casal Delaney & Bonnie e outros artistas o disco ao vivo On Tour with Eric Clapton (1969) e chegou no Lyceum Ballroom com toda a banda da turnê, que na época contava com George Harrison também. Era a primeira vez desde agosto de 66 que Lennon e Harrison tocavam juntos.

*

No final das contas, estavam no palco, no dia 15 de dezembro, Lennon, Harrison, Clapton, Delaney Bramlett, Yoko Ono, Bonnie Bramlett, Alan White, Jim Gordon, Billy Preston, Klaus Voormann, Bobby Keys, Jim Price. O que John Lennon chamaria de Plastic Ono Supergroup.

2893646606_6c19ca0306_o (1)

O show durou cerca de vinte e cinco minutos e teve as versões estendidas das músicas “Cold Turkey” e “Don’t Worry Kyoko”. Eric Clapton e Alan White já haviam tocado o single e seu lado B em setembro do mesmo ano, na gravação do álbum Live Peace in Toronto 1969, da Plastic Ono Band. Mas enquanto neste álbum “Cold Turkey” teve três minutos e meio de duração, a versão em Londres durou quase nove minutos, teve três bateristas, três guitarristas, sem falar do sax de Bobby Keys. Uma alma boa colocou essa preciosa gravação na internet e você pode ouvi-la logo abaixo (diferente do que mostra no início do vídeo, essa não é uma gravação de 1972):

Mesmo que as performances de “Cold Turkey” e “Don’t Worry Kyoko” tenham sido sensacionais – Jimmy Gordon e Alan White tiveram que acelerar o final de “Don’t Worry Kyoko” porque ninguém estava levando a música para um final – o objetivo principal do show estava estampado em um cartaz atrás do palco e em panfletos que foram distribuídos ao público: “War is Over!“.

Em dezembro de 1969, mais de 40 mil norte-americanos haviam sido mortos no Vietnã. No mês anterior, 250 mil pessoas marcharam em Washington D.C. em reprovação à guerra. John Lennon e Yoko Ono sempre souberam de sua influência como artistas e decidiram reforçar o poder que o povo americano tinha de fazer a mudança e acabar com a guerra. Alguns dias depois do show de 15 de dezembro, em Londres, banners com as frases “A guerra acabou! Se você quiser. Feliz Natal de John e Yoko”, em diversas línguas, estavam espalhados em pontos estratégicos do mundo inteiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mesmo que a campanha tenha sido lançado oficialmente em dezembro, a frase começou a aparecer em março do mesmo ano, quando Lennon e Yoko protestaram pacificamente deitados em uma cama do Hilton Hotel, em Amsterdam. O ato foi conhecido como Bed-In e repetiu-se dois meses depois no Hotel Queen Elizabeth, no Canadá. Veja aqui mais detalhes sobre o protesto também conhecido como Bed Peace.

Em 1971, a guerra no Vietnã ainda não tinha acabado. Muito menos a campanha de Lennon e Yoko. Lançado em 1º de dezembro nos Estados Unidos, o single “Happy Xmas (War Is Over)” foi o resultado de dois anos de ativismo do casal. A música foi gravada entre 28 e 31 de outubro e conta com um coral de trinta crianças.

Yoko Ono ensinando o refrão para o coral

Yoko e John ensinando o refrão para o coral

45 anos depois do lançamento da campanha “War is Over!”, Yoko Ono ainda mantém ações que promovem a paz. 34 anos após a morte de John Lennon, a guerra continua próxima a muitas crianças e os Estados Unidos continuam com uma das legislações mais levianas quanto ao porte de arma. No site oficial da campanha, Yoko disponibiliza para download gratuito a versão do clássico cartaz em mais de cem línguas.

Tags:, , , , , ,

15/12/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE