5 acontecimentos musicais que completam 20 anos em 2021

13/01/2021

Powered by WP Bannerize

Brenda Vidal

Por: Brenda Vidal

Fotos: Reprodução

13/01/2021

A primeira página do Wikipédia para o português, nascimento da Billie Eilish, o ataque às Torres Gêmeas nos EUA no 11 de setembro, o lançamento do primeiro filme da saga O Senhor dos Anéis, o incêndio no Xuxa Park e o lançamento da cédula de 2 reais aqui no Brasil. Tudo isso e muito mais aconteceu no ano de 2001. Ou seja, há 20 anos!

Tá liberada a nostalgia? Alguns fatos memoráveis do mundo da música completam duas décadas neste ano. De um dos discos mais importantes do indie à apresentações bombásticas do mundo pop, listamos 5 acontecimentos que “parecem ter acontecido ontem” pra quem já era antenado no cenário musical em 2001. Confira!

*

O 1º disco dos Strokes
Sim, apesar de alguns afirmarem que o indie ainda existe, um fato é indiscutível: os anos 2000 foram a era de ouro do movimento. Os Strokes foram os principais ícones desse revival do rock num formato mais despojado, garage, com riffs acelerados, aura urbana e calças jeans skinny. De Nova York, Julian Casablancas compôs faixas carregadas de angústias e reflexões sobre a vida moderna. Is This It, primeiro álbum de estúdio da banda, foi lançado em 30 de julho pela RCA Records, com produção de Gordon Raphael. Os hinos da pistinha indie “Last Nite”, “Hard to Explain” e “Someday” são alguns dos sucessos presentes já no debut dos caras.

A vez que Britney Spears segurou uma cobra no palco
Não sabemos dizer ao certo se esse é um momento icônico ou problemático – pelo menos pela ótica de Defesa de Direitos dos Animais – mas, é fato que essa apresentação não passou batida. Foi na cerimônia do MTV Video Music Awards, realizada em 6 de setembro – apenas 5 dias antes do atentado no país – que a princessa do pop, Britney Spears, performou o single “I’m a Slave 4 U” em uma estética meio born to be wild. O cenário da apresentação contava com animais… entre eles uma cobra albina que a cantora segurou nos ombros enquanto danaçava e dublava. A gente jura que toda a vez que assiste, fica com medo da cobra picar Britney Spears ou algum dos dançarinos.

O memorável clipe de “Lady Marmalade”
“Voulez-vous coucher avec moi (ce soir)?” . Se você já se arriscou a fazer biquinho para pronunciar essa frase em francês, sabe bem do que estamos falando! Em abril, o lançamento da versão de “Lady Marmalade” com Christina Aguilera, Pink, Lil’ Kim e Mya também completa duas décadas. A faixa integrou a trilha sonora do filme Moulin Rouge!, lançado no mesmo ano. A parceria entre o quarteto rendeu um clipe no melhor estilo cabaré, com luxo, espartilhos e extravagância. E o que dizer da intro de Missy Elliot? Cereja do bolo! Dirigido por Paul Hunter, o vídeo abocanhou as categorias “Melhor Vídeo do Ano” e “Melhor Vídeo de um Filme” do VMA. Já a parceria se consagrou como “Melhor Colaboração Pop com Vocais” do Grammy Award de 2002.


O estouro de uma banda virtual
O Gorillaz foi formado em 1998, mas é no ano de 2001 que o projeto composto por integrantes virtuais com histórias fictícias lança seu primeiro e homônimo álbum de estúdio. A estreia foi um sucesso absurdo: mais de 7 milhões de cópias, o que fez o Gorrillaz entrar para o Guinnes Wolrd Records como a Banda Virtual de Mais Sucesso. Na tracklist, uma das faixas mais famosas: “Clint Eastwood”.

O Acústico MTV com Cássia Eller
Com direção de Nando Reis e Luiz Brasil, o Acústico MTV com Cássia Eller foi gravado em São Paulo na madrugada de 7 para 8 de março daquele ano. Ele é o álbum mais vendido entre a discografia da cantora e venceu o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”. Em 29 de dezembro de 2001, Cássia nos deixaria precocemente aos 39 anos de idade. O registro visual do álbum serve de alento para dar conta de quase 20 anos sem a cantora.

13/01/2021

Brenda Vidal

Brenda Vidal