70 anos de Pete Townshend | As guitarras destruídas

19/05/2015

Powered by WP Bannerize

Paula Moizes

Por: Paula Moizes

Fotos: Reprodução

19/05/2015

Incrível como alguns dos atos mais emblemáticos de artistas surgiram “sem querer”. Foi em um show em setembro de 1964, em Londres, que Pete Townshend acidentalmente danificou sua Rickenbacker de 12 cordas no teto baixo do local onde o The Who se apresentava. Irritado com a situação, ele terminou de destruir sua guitarra, e nunca mais parou de fazer isso. Nos shows seguintes, a plateia já estava esperando pela quebradeira. O feito acabou entrando pra lista da publicação norte-americana Rolling Stones dos “50 Momentos que Mudaram a História do Rock and Roll”.

Neste 19 de maio, Pete Townshend completa 70 anos de guitarras destruídas. Em entrevista à Rolling Stone, ele disse: “Eu acho que quebrar uma guitarra, assim como o show em si, é uma performance, é um ato, é um instante. Não há nenhum sentido nisso”. Depois de Townshend, Jimi Hendrix e Kurt Cobain foram caras que também se identificaram com a destruição de instrumentos no palco. Era a brutalidade que não conseguia ficar restrita à música e precisava ser externalizada de alguma forma.

*

Guitarras Les Paul, SG, Stratocaster, Telecaster, Rickenbacker. Esmagadas, rachadas, jogadas ao alto, enfiadas em amplificadores e quebradas ao meio com muita raiva. Um show à parte. Veja abaixo alguns registros históricos dos instrumentos demolidos por Pete Townshend:

Tags:, , , ,

19/05/2015

InfinitA
Paula Moizes

Paula Moizes