A regra é não ter uma

02/07/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

02/07/2012

_por Thamys Trindade

*

Bruno, Andrés, Mário, Gabriel, Pedro. Nomes comuns que não admitem regras preestabelecidas. Arranjos densos e polifônicos, por vezes incorporando ruídos urbanos e texturas sintéticas, dão liga às muitas camadas sonoras da Isadora: banda carioca que suga referências de Caetano à Radiohead, e busca inspiração na dança moderna para compor.

A espontaneidade da gravação do primeiro disco foi garantida pelo estúdio que montaram em casa. E assim nasceu A eletrônica e musical figuração das coisas, álbum que – assim como o grupo – carrega uma identidade coletiva desprovida de preconceitos – e bota um pezinho no Tropicalismo.

Confere o papo com Bruno Cosentino, vocalista e instrumentista, pra entender melhor essa história.

_pra ler ouvindo: http://www.isadora.art.br/

Conta como surgiu a Isadora.

Existia um festival de música no Rio de Janeiro chamado Humaitá pra Peixe, onde se apresentavam artistas em início de carreira. Em 2002, assistindo aos shows, tive vontade de formar uma banda com amigos. Até então, eu sempre havia cantado sozinho com meu violão. Começamos a nos reunir para gravar em casa algumas canções e logo formamos o núcleo inicial da banda.

Como está e repercussão do primeiro trabalho?

O nosso público tem crescido ultimamente e a difusão pela internet contribui bastante para isso. Ao mesmo tempo, percebemos como a rádio e a televisão ainda possuem um papel insubstituível quando se quer alcançar mais gente.

Com o fim do modelo das gravadoras, os próprios meios de massa, para não ficar pra trás, começaram a seguir as tendências surgidas na web. Então, os suportes se complementam para mudar a cara de uma indústria cultural que estava viciada. Você vê hoje em dia programas como o Experimente, do Multishow, do qual participamos na atual temporada, o Na Brasa, da MTV; além dos shows ao vivo na Internet, o Estúdio Oi Novo Som, Estúdio Show Livre, TV Trama.

Isso sem falar das casas de show de menor porte, que são as grandes responsáveis pela formação de novos públicos. O que temos de repercussão do nosso disco vem dessa nova configuração que está assumindo o mercado musical.

E daqui pra frente?

Daqui pra frente, queremos divulgar o disco viajando para fazer shows. Planejamos ir em breve para São Paulo e Belo Horizonte, mas temos outras cidades do Brasil em mente. Queremos ir também a Lisboa e Buenos Aires. Paralelamente aos shows, estamos compondo novas músicas e experimentando com calma os arranjos para o próximo disco. Recentemente, gravamos no Oi Novo Som um arranjo inédito para a canção Dor, minha com letra do Eucanaã Ferraz.

Vocês têm projetos paralelos à banda?

Eu estou preparando meu primeiro álbum solo, com composições minhas e de outros autores, que vai se chamar Amarelo. Devo fazer alguns shows antes da gravação, mas quero lançá-lo até o fim deste ano.

Neste momento, também estou produzindo um EP com o cantor e compositor paraense Arthur Nogueira, no qual mostramos nossas canções em parceria com os poetas Antonio Cicero e Eucanaã Ferraz; a ideia surgiu do show que fizemos juntos no Rio e em Belém, no início do ano.

O Gabriel e o Andrés têm um grupo de improviso instrumental com piano e guitarra, tocados de forma não convencional (e que envolve também um certo ritualismo); eles já têm algumas faixas gravadas para o primeiro álbum, que deve se chamar Whisky, ñoña e bananeos.

O Pedro Tie tem um duo de música eletrônica com o músico Ricardo Cotrim. Gravaram no ano passado o disco Circo de Cavalinhos; toca também no trio Eletrompete, com o guitarrista Pedro Silveira e o trompetista Eduardo Santana.

O Mário acabou de fechar um financiamento de crowdfunding para seu projeto de game, chamado Bicicletorama.

@Thamys Trindade morou um tempo na Austrália e foi gerente de um subway que ficava colado a um studio. Ouviu tanto que decidiu sair falando por aí. Nossa colaboradora semanal com matérias sobre música, gente e outras boniteza. (:

Tags:, , , , ,

02/07/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE