Acharam os vinis que Jack White escondeu no forro de móveis de Detroit

19/12/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

19/12/2014

Olhando para Jack White hoje é impossível adivinhar o que ele teve que fazer antes da fama para chegar onde está. Muito antes do bombástico Lazaretto (2013) e até mesmo do White Stripes, Jack ganhava a vida trabalhando como estofador de móveis na sua cidade natal, Detroit. Quem lhe introduziu nessa profissão foi Brian Muldoon, um amigo da sua família que também era baterista. Além do ofício de estofaria, Muldoon apresentou a White todo um universo de punk rock que ele desconhecia na época. Após algum tempo juntos, foi inevitável a ideia: “Por que não formamos uma banda?”.

Assim, surgiu a The Upholsterers (“Os Estofadores”, em português), dupla formada por Muldoon na bateria e Jack White nos vocais e guitarra. O grupo que se tornou um protótipo do White Stripes durou apenas três anos, o suficiente para eles gravarem um disco com três faixas, Makers of High Grade Suites, lançado em 2000. Esse compacto teve uma prensagem bem pequena e hoje é vendido a preço de ouro pela internet, ouça abaixo:

*

Oficialmente, a história do The Upholtsterers acaba por aí, mais ou menos no mesmo momento em que o White Stripes começou a se tornar cada vez mais importante na vida de Jack. Porém, surgiu agora um novo capítulo dessa lenda que, até então, era completamente desconhecido. Acontece que Muldoon e White gravaram um outro disco de vinil compacto chamdado Your Furniture Was Always Dead … I Was Just Afraid To Tell You (“Seu forro sempre esteve morto, eu apenas estava com medo de contar a você”, em português), ainda mantendo a temática da estofaria em pauta. Esse disco ficou desconhecido por tanto tempo porque, na época, White e Muldoon e prensaram apenas 100 cópias suas que nunca foram lançadas de verdade. Ao invés disso, Muldoon escondeu esses discos aleatoriamente dentro de móveis que ele estofou em 2004.

Essa história toda só veio à tona agora porque foram encontrados dois exemplares desse disco dentro da espuma de algum sofá em Detroit. A gravadora de Jack White, Third Man Records, deu o seguinte comunicado sobre o fato:

“Recentemente, a Third Man Records ficou sabendo da descoberta de duas cópias diferentes encontradas por dois indivíduos separadas do 2º single do The Upholsterers. Essa dupla, formada pelos estofadores Jack White e Brian Muldoon, prensou 100 cópias desse single e resolveu esconder eles no forro de estofarias feitas por Muldoon em 2004, comemorando o aniversário de 25 anos do seu negócio. Comemorando essas descobertas, Third Man gostaria de compartilhar com todos a capa desse single, feita pelo notável artista de Detroit Gordon Newton”.

Esta é a capa do disco misterioso do The Upholsterers, agora é questão de tempo até que a sua música saia de dentro de algum móvel e apareça na internet.

Capa do 2º single do The Upholsterers

Capa do 2º single do The Upholsterers, de Jack White

Tags:, , , , , , , ,

19/12/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE