Adeus ao Rei do Pop

26/06/2009

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

26/06/2009

jacko

Michael Jackson se foi. O rei do Pop faleceu aos 50 anos em Los Angeles, Califórnia, após ter sofrido uma parada cardíaca. O astro foi levado às pressas para o UCLA Hospital na tarde desta quinta-feira (25/06), após paramédicos o encontrarem sem pulso em sua mansão, em Holmby Hills.

*

O jovem Michael

O jovem Michael

Michael Joseph Jackson nasceu na cidade de Gary, nos Estados Unidos, e começou sua carreira musical aos 5 aos cinco anos de idade, no Jackson 5. Ao lado dos quatro irmãos mais velhos, emplacou sucessos como “I Want You Back”, “ABC”, “The Love You Save” e “I’ll Be There” no topo da parada da Billboard entre 1969 e 1970. O grupo era empresariado pelo pai, Joe Walter.

Em 1972, aos 14 anos, Jackson gravou Got to Be There, seu primeiro disco solo, lançado pela Motown. Após mais três álbuns pela gravadora, Jackson foi contratado pela Epic, o que rendeu Off the Wall, seu primeiro trabalho sem vínculos com a família, lançado em 1979. Quatro músicas chegaram ao Top 10 da Billboard; duas delas, “Don’t Stop ’til You Get Enough” e “Rock With You”, alcançaram o primeiro lugar.

Thriller, o maior sucesso de toda sua carreira – e, segundo dados não oficiais, o disco mais vendido da história da música – saiu em 1982. O álbum ficou 37 semanas seguidas no topo da parada de vendas de discos norte-americana. A gravadora afirma que mais de 100 milhões de cópias foram adquiridas ao redor do mundo.

Michael no auge

Michael no auge

Na lista de trabalhos de Jackson, vieram depois Bad (1987), Dangerous (1991), HIStory (1995, coletânea com 14 músicas novas) e Invincible (2001).

Mesmo afastado do mundo musical, Michael foi manchete no mundo inteiro por estar supostamente envolvido com casos de pedofilia. Em 1993, a família de um menino de 13 anos o acusou de ter abusado do garoto, fato que se repetiria dez anos depois, quando outro menino, da mesma idade, declarou ter sido vítima do cantor. Apesar de massacrado pela mídia mundial,  Jackson foi inocentado na Justiça de todas as acusações em ambos os casos.

Michael Jackson tinha uma temporada de 50 shows marcada na O2 Arena, em Londres. O primeiro aconteceria no próximo dia 13 de julho. Os ingressos, colocados à venda em março esgotaram em poucas horas. Nesta quarta, 24, ingressos extras foram colocados à venda no site oficial. A temporada de shows foi batizada This Is It.

O Rei do Pop (ganhador de 13 prêmios Grammy e duas vezes integrante do Hall da Fama) deixa três filhos, muitos sucessos e uma carreira exemplar como maior ícone pop de todos os tempos. Fãs do mundo todo sofrem com essa perda.

Confira aqui, o que algumas celebridades do mundo da música falam sobre a morte de Michael Jackson:

Madonna: “Não consigo parar de chorar por causa dessa triste notícia. Sempre admirei Michael Jackson. O mundo perdeu um dos melhores, mas sua música viverá para sempre! Mando meu coração aos seus três filhos e família. Deus abençoe.” (em entrevista à People)

M.I.A.: “MiCHAEL JACKSON. As primeiras palavras que eu falei. O futuro vai ser um saco!”. (via Twitter)

Ashton Kutcher: “Rogo ao público que nos recusemos a consumir mídia que não respeite o anonimato dos filhos de Michael”. (via Twitter)

MC Hammer: “Estarei de luto por meu amigo, irmão, mentor e inspiração. Ele deu a minha e a minha família esperança. Eu nunca seria eu sem ele”.”
(via Twitter)

Justin Timberlake: “Perdemos um gênio e um verdadeiro embaixador não só do pop mas de toda a música. Ele foi uma inspiração para múltiplas gerações e irei sempre estimar os momentos que divide com ele no palco, todas as coisas que aprendi com ele sobre música e o tempo em que passamos juntos. Mando meu coração para sua família e queridos.” (ao site da Rolling Stone EUA)

Quincy Jones: “Estou absolutamente devastado com essa trágica e inesperada notícia. Por Michael ter sido tirado de nós tão de repente, tão jovem, simplesmente não tenho palavras. Divindade uniu nossas almas em The Wiz e nos permitiu fazer o que éramos capazes durante os anos 80. Nesse dia, a música que criamos juntos em Off The Wall, Thriller e Bad está sendo tocada em todos os cantos do mundo e a razão para isso é porque ele era tudo… talento, graça, profissionalismo e dedicação. Ele era o artista consumado e suas contribuições e legado serão sentidos no mundo para sempre. Perdi meu irmãozinho hoje, e parte da minha alma foi com ele.” (ao site da Rolling Stone EUA)

Fonte: Rolling Stone, G1 e michaeljackson.com

Tags:,

26/06/2009

Avatar photo

Revista NOIZE