Com o isolamento imposto pela pandemia, reinventar-se — seja com um hobby ou trabalho — foi a válvula de escape encontrada por muitos artistas, ainda mais em um contexto político de crise e desmonte cultural. Foi nesse período que Arrigo Barnabé enveredou-se pelas artes visuais e poesia.
Já prolífico em composições e performances, o líder da Vanguarda Paulista passou a experimentar com pincéis, colagens e outras técnicas sobre papel. O resultado pode ser conferido na exposição Conflito, que estreia no sábado, dia 15 de fevereiro, na Casa Fluida, em São Paulo, com curadoria de Fernando Spaziani.
A exposição ainda inclui o lançamento do primeiro livro de poesias de Arrigo, A Cimitarra da Candura, lançado pelo Grafatório. Os versos também foram produzidos durante a pandemia, então, há pontos de convergência entre as manifestações artísticas. “Eu estava escrevendo muito nesse período. Depois, decidi experimentar nas artes visuais e a coisa foi tomando volume”, conta ele à Noize.
“Venho fazendo isso por necessidade interna mesmo. Além disso, é algo que posso fazer sozinho. Com música, eu sempre trabalho em grupo. Acho isso interessante… E também me dá uma certa calma”, comenta o artista, que tem como inspirações Fernand Léger, Flávio de Carvalho e Anita Malfatti.
Apesar de as obras terem o conflito como eixo temático, Arrigo confessa que não pensa nessas ideias previamente. “Eu apenas vou fazendo…”.
Quem quiser conhecer a outra faceta do multiartista pode aparecer na Casa Fluida, no Baixo Augusta, no dia 15 de fevereiro, de 11h às 15h. A exposição acontece até 03 de maio.
Arrigo Barnabé fala sobre Clara Crocodilo e sua história sonora à Noize
Arrigo Barnabé, vale frisar, segue fazendo música por aí. Recentemente, subiu aos palcos para celebrar os amigos: no espetáculo Arrigo Visita Itamar, em homenagem a Itamar Assumpção, e no show em que toca com Tetê Espíndola, Sertão Lisérgica. “Foi muito legal tocar com a Tetê, espero que continue! O trabalho sobre Itamar eu também adoro, é totalmente performático”, conta. “É ótimo estar no palco”.
Conflito – Exposição de Arrigo Barnabé
Inauguração: 15 de fevereiro, sábado, de 11h às 14h
Visitação: de 15 de fevereiro a 03 de maio
De quarta a sábado, de 18h às 1h30.
Casa Fluida
R. Bela Cintra, 569 – Consolação, São Paulo.