Baterista do Wilco e Kassin firmam amizade no novo disco da dupla On Fillmore

28/03/2017

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Divulgação

28/03/2017

Pouco antes de entrar para o Wilco, em 2000, o baterista Glenn Kotche havia formado um projeto chamado On Fillmore. Junto ao baixista Darin Gray, Glenn criou uma dupla de música instrumental, onde mergulha em um som bem experimental, muitas vezes com uma atmosfera mais etérea. Em paralelo ao Wilco, Glenn já lançou quatro discos de estúdio com a dupla: On Fillmore (2002), Sleeps with Fishes (2004), Extended Vacation (2009) e Happiness of Living (2017).

Esse último saiu há poucos dias e está intimamente ligado às viagens que a banda já fez ao Brasil. “O Brasil é com certeza um lugar muito especial pro On Fillmore. Nossos dois últimos discos são resultado direto do tempo que passamos lá. Para nós, o Brasil é mais do que um país, é realmente um núcleo de amigos próximos”, afirma Kotche em entrevista à Rolling Stone dos Estados Unidos. Dentre esses amigos, está o trio +2, formado pelo produtor Alexandre Kassin, Domenico Lancelotti e Moreno Veloso, filho do Caetano:

*

– Foi assistindo a um show do coletivo +2 que alguma coisa mudou. Uma amizade com aqueles músicos criou raízes e cresceu para uma performance em conjunto no Museum of Contemporary Art in Chicago, que, apesar de não ter sido gravada, continua sendo um dos shows favoritos da dupla. Ele abriu a porta para o que continuou crescendo no Extended Vacation e eventualmente acabaria completamente formado no Happiness of Living – diz o texto de apresentação do disco mais recente da dupla no Basecamp.

Assista ao clipe do single “Jornada Inteira”:

Esse último disco do On Fillmore traz onze faixas gravadas em “uma extática sessão” de quatro dias no Rio de Janeiro no final de 2013 e traz a participação de Kassin, do percussionista brasileiro Mauro Refosco (que toca com o Red Hot Chili Peppers e já gravou com Atoms For Peace e David Byrne), além de registros de áudio de uma instalação da artista paulista Chiara Banfi e os vocais de Guillereme Valerio, irmão do agente da dupla em São Paulo, na faixa “Jornada Inteira”.

Essa participação de Valerio surgiu de improviso durante a gravação do disco, assim como a participação de Refusco no álbum só aconteceu porque o músico havia casualmente ido para o Rio gravar com os mesmos técnicos naquele momento. Essas imprevistos foram justamente incorporados pelo On Fillmore no disco, na verdade era isso que eles estavam buscando: ” Estávamos muito abertos a qualquer ideia e não queríamos impedir nada mágico de acontecer”, disse Glenn à revista americana.

Happiness of Living está à venda em vinil e CD aqui, ouça abaixo o álbum completo:

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

28/03/2017

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes