Novo box de discos homenageia os 70 anos de Belchior

28/09/2016

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

28/09/2016

No próximo dia 26, Belchior completa 70 anos de idade. A Universal aproveitou a data para reeditar em CD três dos seus discos na caixa chamada Três Tons de Belchior, mais um lançamento da série “Três Tons”.

*

O disco mais antigo do box é o seu maior clássico, Alucinação (1976), onde saíram os grandes sucessos “Apenas um Rapaz Latino Americano”, “Velha Roupa Colorida”, “Como Nossos Pais” e “A Palo Seco”. Há uma dupla comemoração aqui, pois, em 2016, esse disco célebre completou 40 anos.

Após o Alucinação, que saiu pela Polygram, Belchior lançou seus próximos cinco discos pela Warner. Depois disso, fez álbuns pelo selo Paraíso, da Odeon, e também pela Continental. Belchior voltou para a Polygram em 1987, quando produziu o Melodrama, e, no ano seguinte, Elogio da Loucura. São esses dois últimos discos que completam a caixa Três Tons de Belchior.

Enquanto Alucinação é um clássico absoluto, reverenciado à exaustação, Melodrama e Elogio da Loucura são álbuns menos impactantes, mas não menos interessantes para os fãs. Melodrama, por exemplo, traz “Os derradeiros moicanos”, curiosa parceria de Belchior com Moraes Moreira, e uma regravação de “Todo Sujo de Batom”, lançada no Coração Selvagem (1977).

O box Três Tons de Belchior já está à venda e reacende a esperança dos fãs de reverem o artista nos palcos. Em 2009, a Rede Globo veiculou duas reportagens a respeito de um suposto desaparecimento do músico que estaria ligado a dívidas pessoais. Conforme Juremir Machado publicou no jornal Correio do Povo, Belchior recebeu essas matérias como um ataque pessoal, afirmando ter razões para sentir-se perseguido. Essas declarações foram dadas ao jornal em 2013, quando o artista passou em sigilo alguns dias em Porto Alegre. Desde então, não surgiram novas informações sobre o seu paradeiro.

Abaixo, veja Belchior tocando “A Palo Seco” ao lado do Los Hermanos em 2006 e também o psicodélico clipe original de “Apenas Um Rapaz Latino Americano”:


Três Tons de Belchior

alucinacao

CD 1 – Alucinação (1976)
1. Apenas um Rapaz Latino Americano
2. Velha Roupa Colorida
3. Como Nossos Pais
4. Sujeito de Sorte
5. Como o Diabo Gosta
6. Alucinação
7. Não Leve Flores
8. A Palo Seco
9. Fotografia 3×4
10. Antes do Fim

CD 2 – Melodrama (1987)
1. De Primeira Grandeza
2. Bucaneira
3. Todo Sujo de Batom
4. Dandy
5. Extra Cool
6. Em Resposta à Carta de Fã
7. Jornal Blues (Canção Leve de Escarnio e Maldizer)
8. Lua Zen
9. Os Derradeiros Moicanos
10. Tocando por Música

CD 3 – Elogio da Loucura (1988)
1. Amor de Perdição
2. Elegia Obscena
3. Balada de Madame Frigidaire
4. No Maior Jazz
5. Recitanda
6. Lira dos Vinte Anos
7. Os Profissionais
8. Kitsch Metropolitanus
9. Tambor Tantã
10. Arte Final

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

28/09/2016

Editor
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes