#BQVNC | O Amigo Imaginário é sua melhor companhia na solidão

23/07/2015

Powered by WP Bannerize

Paula Moizes

Por: Paula Moizes

Fotos: Naty Tonda

23/07/2015

Enquanto algumas bandas mostram seu lado mais corajoso, o Amigo Imaginário se abraça em suas vulnerabilidades e cria um som pesado. Quatro gaúchos que se encontraram em São Paulo, em 2011, e desde então lançaram três EPs – 1 (2013), 2 (2014) e 3 (2014) – até chegarem ao primeiro disco. Eles acabam de divulgar “Casa de Pedra”, single do álbum de estreia A Vida Que Falta. A produção do disco é de Valmor Pedretti, que acompanha o quarteto formado por Vinícius Malinoski (voz e guitarra), Guilherme Rech (guitarra e voz), Pedro Perurena (baixo) e Vinicius Facco (bateria e voz) desde o primeiro EP.

A mesma melancolia que está nas entranhas de artistas como John Frusciante, Vitor Ramil, Jeff Buckley e Belchior é o que alimenta as composições do Amigo Imaginário. Longe de casa, eles transformam as canções em contemplações das coisas boas que já não estão mais por perto. Pra eles, o som da banda tem a ver com “momentos tranquilos e introspectivos, de preferência com uma paisagem gaúcha de inverno ao fundo”.

*

Em 2015, o Amigo Imaginário chega com o single “Casa de Pedra” e, em breve, o disco de estreia. Pra quem conhece os EPs anteriores, a inédita e seus coros são até leves, ainda que intensos. Como o vocalista Vinícius Malinoski nos explicou, a escolha de “Casa de Pedra” como o primeiro single do novo álbum foi “porque tanto musicalmente, quanto na letra ela resume bem o espírito do disco. É uma canção melancólica, que fala do vazio deixado pela distância, que alterna entre a dor e a aceitação. O Amigo Imaginário tem essa intenção de tentar abarcar sentimentos conflitantes dentro das músicas”.

Com o produtor Valmor Pedretti morando em Porto Alegre e a banda em São Paulo, a saída que eles encontraram foi gravar em estúdios nos dois estados: Tung Estúdio, Coletivo 4’33”, Estúdio Aurora e Estúdio Raphael Begosso. “Se estivéssemos todos na mesma cidade, esse perfeccionismo de querer adicionar coisas novas ao longo do processo teria sido mais simples. Mas o importante é que o Valmor cuidou de tudo bem de perto e garantiu a unidade que a gente queria pro disco”, completou o vocalista.

A turnê de lançamento do disco está quase terminando. Na sexta-feira (24/07) eles tocam em Júlio de Castilhos/RS no Festival Rock’n Júlio, e no domingo (26/07) eles encerram a mini-turnê no La Estación Pub, em Porto Alegre/RS. Uma bela oportunidade de ouvir as músicas do novo disco antes de todo mundo.

Mais Amigo Imaginário:
amigo-imaginario.bandcamp.com
facebook.com/amigoimaginariobanda

Tags:, , , , , ,

23/07/2015

InfinitA
Paula Moizes

Paula Moizes