#BQVNC | Van der Vous

13/10/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

13/10/2014

Dos quentes trópicos baianos, surge a Van der Vous, banda que centrifuga referências internacionais até no nome. Teclados psicodélicos à la anos 60 e guitarras estridentes se destacam no som do grupo que acabou de lançar o clipe “La Fuga”, o primeiro do disco que leva o mesmo nome. Nós batemos um papo com o vocalista e guitarrista Vitor Matos, que nos falou sobre o início e o futuro do grupo:

6 décadas de música + 5 idiomas. Não é muita referência pra um álbum só? Como rolou isso?

*

Rolou naturalmente. Eu criei as músicas esporadicamente conforme minha vida, as letras, as músicas são muito sentimentais e pessoais, desejos pessoais, de fuga, de viver de arte como arte, de fugir do comum. Automaticamente, por osmose, acabou que as músicas criaram uma história para um conceito de Fuga, por isso o nome do álbum La Fuga. A questão do nome da banda ser em francês e holandês foi criação minha e achei legal. Sobre o nome do disco, eu criei uma música chamada “La Fuga” que resume o conceito do disco, a fuga da realidade comum, de que você pode ser o que você quiser, fuja se necessário. Já “Cirqué de Julia” é a primeira em espanhol e a segunda em francês. Pura poesia, nada mais.

A banda nasceu em 2012. E o disco, quando começou a tomar forma?

O disco começou a tomar formar em novembro de 2013, quando comprei uma placa de áudio de 8 canais e um Mac Book Pro para mixagem e gravação das músicas do disco. Antes, eu aluguei meu próprio estúdio, Estúdio Vous, e aluguei um quarto onde moro em cima dele, podendo assim não ter limites para a gravação. Passamos 5 meses ensaiando e gravando as músicas, enquanto eu mixava.

É possível ouvir o álbum inteiro na web, mas o que vocês estão programando pra divulgação? Quais os planos da banda?

Temos um clipe gravado, da música “La Fuga” que acabou de ser lançado. Uma produtora baiana se interessou em gravar um clipe para “Cirqué de Julia”, mas ainda não tem nada confirmado. A divulgação dos clipes será provavelmente no teatro da Livraria Cultura, no Salvador Shopping. Estamos conversando e marcando datas.

Há planos de tocar em outros estados, além da Bahia? Já há algo agendado?

O Eduardo Araújo, da Rockinpress/Estrondo irá organizar uma turnê por SP. Estamos aguardando.

A Bahia tem tradição em lançar boas bandas de rock. Como está o cenário por aí hoje? Além de vocês, que outros novos nomes vocês indicam?

O cenário de hoje tem bandas boas, como Eric Assmar Trio que gosto bastante, Teenage Buzz que tem um bom som, The Pivos que é do interior (de Camaçari) e faz um puta som grunge, The Honkers, que é antiga mas tem seu prestÌgio e qualidade. O que falta na Bahia é espaço para tocar. Tem bandas que não curto e que não acho que se igualam às bandas que eu citei, incluindo a gente, que tocam e tem certo espaço e as boas ficam para trás. Mas felizmente, aos poucos, estamos tendo fãs por todo o mundo e criando nosso espaço. Com bandas boas!

Tags:, , , , , , , ,

13/10/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE