Se pudesse ter escolhido minha data de nascimento, certamente não teria sido em 1976, mas bem antes e, de preferência, em Nova York. Tudo pra ter oportunidade de viver um pouco do CBGB, o bar podre, porém inspirador, que serviu de berço pro punk rock. Não tive essa sorte. Talvez por isso, esteja tão curiosa pra assistir a Burning Down the House: The Story of CBGB.
O documentário, dirigido por Mandy Stein, conta a história do lugar, inaugurado em 1973 por Hilly Kristal, com a intenção de ser um espaço para a música country. Só que sua localização, o decadente distrito de Bowery, fez com que o CBGB atraísse apenas os punks. Foi lá que nasceram bandas como Ramones, Blondie, Talking Heads e Television.
Por ironia do destino, no entanto, anos depois, o bairro tornou-se chique e o aluguel do CBGB, alto demais pra Kristal (hoje, o local abriga a loja do estilista John Varvatos). O fechamento do bar ocorreu em 2006, depois de uma longa disputa por sua preservação, que incluiu campanhas e shows beneficentes. Tudo foi acompanhado pela diretora Mandy Stein, que mudou-se de Los Angeles pra Nova York em 2005 só pra acompanhar o processo.
O filme foi lançado no Festival de Cinema de Tribeca na semana passada. Enquanto não estreia por aqui, dá pra gente ir matando a curiosidade assistindo ao trailer aqui.
No vídeo abaixo, você confere uma entrevista com a diretora Mandy Stein.
E aqui, rola uma entrevista com os remanescentes do Ramones. =D
Agora, se você, assim como eu, ficou com o coração partido por não ter a oportunidade de adentrar fisicamente no universo do CBGB, clique aqui. No site, é possível fazer um tour virtual pelo bar.