No próximo domingo, 26, o mundo inteiro se reúne na frente da TV para assistir a maior premiação do cinema. Amigos se juntam para bolões, famílias preparam baldes de pipoca.
E para 2012, o Oscar promete grandes momentos. Meryl Streep concorre pela 17ª vez ao troféu, dessa vez pelo papel da primeira-ministra britânica Margareth Thatcher em Dama de Ferro. Com a indicação, Streep é hoje a artista mais indicada ao prêmio na história. Depois da apresentação murcha de James Franco e Anne Hathaway em 2011, quem toma as rédeas da premiação é Billy Crystal, o eterno Harry de Harry e Sally – Feitos um para o Outro. Com essa, Crystal soma nove apresentações da premiação.
Além disso, esse ano voltamos a ter um concorrente brasileiro. E dessa vez, representando a música. Carlinhos Brown concorre na categoria Melhor Canção Original por “Real in Rio”, do filme Rio. Coincidência ou não, neste ano a Academia já avisou: sem apresentação ao vivo das concorrentes nessa categoria.
Apesar de tudo, a grande novidade do Oscar desse ano é o filme O Artista, que arrecada fãs por onde passa. E o mais curioso é que o filme é preto e branco. E mudo.
Parece impossível ganhar uma estatueta sob essas condições? Parece, mas é bem provável que não seja. O filme é um dos favoritos ao prêmio de Melhor Filme.
Por aqui, andamos lembrando de vários outros filmes que não precisaram de cor para marcar o Oscar.
A previsão é de chuva em várias capitais brasileiras. Separamos cinco filmes P&B pra você. Estoura a pipoca e começa o aquece pro Oscar.
A gente te ajuda na lista:
A Fita Branca, 2009
Denso e perturbador. Tudo aquilo que esperamos de Michael Heneke, que também dirigiu Violência Gratuita.
Zelig, 1983
Woody Allen sendo Woody Allen em sua melhor forma. Neurótico e hilário ao lado de Mia Farrow.
Touro Indomável, 1981
De Niro jovem em um clássico de Scorsese. Imperdível.
Boa Noite e Boa Sorte, 2005
Um dos filmes mais falados no ano do seu lançamento. Fino e bem vestido como o seu diretor, George Clooney.
A Lista de Schindler, 1993
Tão clássico quanto E o Vento Levou. Obrigatório.