Circuito Orelhas 2021/2022: projeto gaúcho promove shows, mentorias e palestras

04/10/2021

Powered by WP Bannerize

Brenda Vidal

Por: Brenda Vidal

Fotos: Divulgação.

04/10/2021

Bons ventos soprarão na cena cultural do Rio Grande do Sul, pelo menos do que depender da programação 2021/2022 do Circuito Orelhas, projeto gaúcho que atua desde 2019 na promoção de shows. Sua próxima edição contará com apoio do edital Natura Musical e apresenta uma estrutura com musculatura reforçada: mentorias, palestras e shows em formato presencial pelas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas. Em release divulgado à imprensa, os criadores do Circuito Orelhas, Miriane Brock, Diego Groisman e Bruno Melo, aprofundam os objetivos para a nova temporada de atividades:

*

– A ideia é aproveitar a construção do projeto até aqui, fortalecendo a imagem do Circuito Orelhas em Porto Alegre e capilarizando recursos e experiências para reconectar artistas e produtores do interior com o cenário nacional, em um recorte onde a música autoral brasileira, a diversidade e a fraternidade estarão em foco.

Editais

A largada já foi dada na última sexta-feira, dia 1º, com a abertura de editais para a classe artística e para profissionais técnicos. Os artistas inscritos concorrerão a três vagas por região, e todos contarão com mentoria com artistas convidados e equipe do Circuito Orelhas, além de showcases ao lado das atrações principais de cada cidade. O edital técnico também será dividido por região, mas selecionará profissionais de funções como produção, fotografia, filmmakers, entre outras, para participação ativa no evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro. Para acessar os formulários de ambos os editais, basta clicar aqui. A avaliação será feita pela equipe de seleção, formada por Alice Castiel e Mauryani Oliveira, produtoras culturais, além dos criadores do Circuito Orelhas. A fim de assegurar a equidade de gênero e diversidade, 70% das vagas dos editais serão destinadas a pessoas negras, LGBTQIAP+, indígenas, PcDs e mulheres. Os resultados dos editais serão divulgados no dia 10 de novembro pelas redes sociais do projeto.

Mentorias

Abertas ao público em geral, elas ocorrerão em formato online, no período de 16 a 29 de novembro. Membros da equipe e convidados apresentam cada tema individualmente. São eles: “Produção Artística”, com Miriane Brock, “Produção Executiva”, com Bruno Melo, “Projetos Culturais”, com Daniela Ramirez, “Gestão de Carreiras”, com Cristal, e “Comunicação para Cultura”, com Bruna Paulin. As inscrições para as mentorias estarão disponíveis a partir do dia 1º de novembro, via Sympla.

Shows, Palestra e Festival Online

A cereja do bolo é a realização de uma série de shows presenciais para colocar tudo em prática. As grandes atrações de cada cidade e suas respectivas datas já foram anunciadas: dia 13 de janeiro, Porto Alegre recebe Tássia Reis; no dia 21 de janeiro é a vez de Santa Maria receber Filipe Catto; no dia 28, Brisa Flow se apresenta em Caixas do Sul; em 11 de fevereiro, Jup do Bairro comanda o palco em Uruguaiana; e, por fim, Marina Sena canta em Pelotas no dia 18. Cada um dos shows contará com o trabalho das equipes técnicas e dos showcases dos artistas de sua região e selecionados pelos editais, além de uma palestra por data. Os detalhes sobre preços e acesso aos ingressos de cada show ainda não foram divulgados. De quebra, o Circuito Orelhas lançará em março um festival online com os melhores momentos da programação. Para mais novidades, acompanhe o projeto em @circuitoorelhas.

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

04/10/2021

Brenda Vidal

Brenda Vidal